Artigos

100 Grandes Vinhos de Portugal apresentado no Mercado de Vinhos do Campo Pequeno

Vou estar no domingo, dia 13 de Novembro, às 18h30, no Mercado do Campo Pequeno, em Lisboa, para conversar sobre o meu último livro '100 Grandes Vinhos Portugueses'. Apareçam!

Depois de um interregno de dois anos provocado pela pandemia, o Mercado de Vinhos do  Campo Pequeno está de volta à sua missão: dar palco aos pequenos e médios produtores de vinhos nacionais, dando a conhecer novos projetos, novos vinhos, produtores e enólogos.

Além de vir conhecer como foi feita a selecção e produção deste livro, o leitor / enófilo, terá nesta 9ª edição do certame, a oportunidade de conhecer mais de 100 Pequenos e médios produtores de todas as regiões vinícolas do país, ouvir outras conversas sobre vinho e contar com sessões de sensibilização para o consumo moderado de vinho.

Conversas e um Copo de Vinho – auditório com oradores do setor que contam ao público as estórias por trás do mundo dos vinhos. Também estarão presentes expositores de produtos seleccionados e zona de alimentação. O evento vai decorrer entre os dias 11 e 13 de novembro, na sua 9ª edição.

O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House OF Wines e funciona nos seguintes horários: Sexta-feira - dia 11 de novembro - 16:00h às 21:00h; Sábado – dia 12 de novembro - 11:00h às 21:00h; Domingo – dia 13 de novembro - 11:00h às 20:00h. O bilhete de entrada tem um valor de 5€ sem copo e de 8€ com copo.

Sobre o livro 100 Grandes Vinhos:

Intitulado «100 Grandes Vinhos de Portugal», o livro foi editado pela Zest Books, e inclui uma seleção de vinhos e textos elaborada por mim, o design criativo da M&A Creative Agency, e a produção final gráfica da VOX. Publicado separadamente em duas línguas, (português e inglês), os livros foram distribuídos a nível nacional e internacional, tendo em vista reforçar a qualidade dos vinhos portugueses, mas também a sua internacionalização. Para fazer os prefácios foram convidadas duas personalidades incontornáveis do sector, a crítica de vinhos inglesa Julia Harding (Master of Wine), e o Presidente da ViniPortugal, Frederico Falcão.

Quem conhece a história e a realidade dos vinhos portugueses sabe bem como a sua qualidade cresceu nos últimos anos. É por isso fácil de imaginar a dificuldade desta escolha dos 100 Grandes Vinhos de Portugal, já que muitos vinhos de grande qualidade ficaram de fora. Por diversas vezes, vi-me entre a espada e a parede quando tive de optar por este ou por aquele vinho. Mas a vida é mesmo assim, feita de escolhas, e sei que o leque de vinhos escolhidos é motivo de grande orgulho para Portugal.

Através desta seleção de brancos, tintos e espumantes, e até de alguns rosés, ficamos a conhecer as histórias de muitos produtores nacionais, a perceber diferentes métodos de produção e a compreender a lógica e as razões de cada enólogo quando fez determinado vinho desta ou daquela forma. Momentos e pensamentos agora partilhados através deste livro, que acumula horas de provas e deliciosas conversas, a maioria delas também ao redor de um copo.

São muitos anos dedicados ao mundo do vinho. E só com estes anos acumulados me atrevi a pensar num projeto desta natureza, o qual exige um profundo conhecimento da oferta que existe no mercado. Era, sem dúvida, um livro que fazia falta. Já somos visíveis internacionalmente, os profissionais do setor já reconhecem grande qualidade aos nossos vinhos, mas ainda há um grande trabalho a fazer junto do grande público. A ideia que tem de prevalecer junto do consumidor a nível mundial não é o preço barato dos nossos vinhos, é a nossa qualidade. Uma qualidade aqui representada por vinhos premium e topo de gama que resultam dos nossos terroirs tão genuínos e de muitas das nossas castas.

A ideia que tive de fotografar garrafas com um objeto que contasse a história do produtor, de uma região ou das suas castas foi agarrada de forma sublime pela M&A Creative Agency, que se empenhou aprofundadamente para criar um visual original e distinto de forma a fazer deste livro uma edição uma obra de arte, uma edição memorável.

Já a experiência da Zest Books, editora especializada nas áreas do vinho, da gastronomia e do turismo, foi fundamental, já que após estudar o mercado achou que faltava no nosso país uma obra marcante como esta, que perdurasse. Melhor do que esta descrição, só mesmo vindo ao Campo Pequeno conhecer o livro!