Artigos

A inspiradora Quinta da Moita

José Fernandes comprou uma propriedade em Tabuaço e foi acolhido pela comunidade de Carrazedo de braços abertos. Hoje, com o seu agro-turismo e vinhas recuperados, também investiu em actividades de Enoturismo.

Construída em meados do século XIX, a Quinta da Moita foi adquirida em 2011 pelo carpinteiro cabo-verdiano José Fernandes, residente e a trabalhar em Davos, na Suíça. Já há muito que ele e a mulher, Maria do Rosário (psicóloga de profissão) tinham o desejo de regressar a Portugal e comprar uma terra para poderem investir e descansar durante temporadas, sonho que acabou por acontecer quando viram uma propriedade na internet, situada em Carrazedo, em Tabuaço, concelho onde Maria do Rosário ia muitas vezes visitar o padrinho, e que acabaram por comprar.  Só meses depois, numa folga de trabalho, vieram visitar a casa - que estava em muito mal estado de conservação – acabando por acontecer uma situação caricata. No dia da visita à casa, perderam a chave do carro, e como já estava a anoitecer e não tinham onde ficar, tiveram de ‘acampar’ como puderam na casa para se abrigar. No dia seguinte, surpresa das surpresas, toda a população da aldeia se juntou para os ajudar a procurar as chaves. E encontraram! Foram tão bem acolhidos pelas gentes da terra, e ficaram tão agradecidos, que não tiveram dúvidas de terem acertado na escolha.

Passados alguns anos (2022) abriram finalmente ao agro-turismo / enoturismo. Foi mantida a construção original de granito, utilizando materiais orgânicos como o revestimento em aço corten no exterior e a utilização de cerâmicas e madeiras no interior. Para o exterior, idealizaram um espaço de ligação à natureza e uma vivência de sistema de economia circular e sustentável, sempre em constante aperfeiçoamento e adaptação.

A Quinta da Moita situa-se em Carrazedo, Tabuaço.
A Quinta tem cinco quartos e dois apartamentos
A quinta tem 3 hectares de vinha com produção biológica



A Quinta tem cinco quartos e de dois apartamentos, uma piscina  e 3 hectares de produção biológica: Vinha (com Fernão Pires, Arinto e Touriga Nacional e alguns pés de Cabernet Sauvignon) Azeite, apiário e muitas árvores de fruto. Os hóspedes podem passear na quinta, provar os seus frutos e tomar parte nas actividades agrícolas. Os produtos da quinta são usados na confecção de refeições. A agricultura é biológica e as vinhas são orladas de oliveiras e intercaladas com as árvores de fruto. Além da visita às vinhas, à adega e à prova de vinhos, há muitas actividades ao redor da quinta que complementam a oferta como a visitas a monumentos e espaços culturais, museus e andar de bicicleta ou a pé.