Artigos

Actividades de enoturismo da Chocapalha reabertas

As atividades de Enoturismo da Quinta de Chocapalha, situada em Alenquer, já reabriram com a certificação ‘Clean and Safe’ do Turismo de Portugal, após o recente período de encerramento.

A Quinta de Chocapalha reabriu portas aos enoturistas. O Selo Clean&Safe é a garantia de que a propriedade cumpre as recomendações da Direção-Geral da Saúde, de forma a proteger os seus enoturistas do Covid -19.

A apenas 45 minutos de Lisboa, as atividades enoturísticas de Chocapalha incluem um pequeno passeio pelas vinhas, visita à adega e sala de barricas, terminando com a prova de vinho. Numa primeira fase, as provas de vinhos serão, sempre que possível, conduzidas ao ar livre.

A marcação da visita poderá ser feita via website www.quintadechocapalha.com, ou através do telefone 263769317. É sempre necessário efectuar uma marcação prévia.

A Quinta de Chocapalha, situada na Aldeia Galega, em Alenquer, região demarcada de Lisboa é referida desde o séc. XVI pelas suas excelentes vinhas e vinhos. Pertenceu, desde os começos do séc. XIX, a Constantino O`Neil, que mais tarde a doou a Diogo Duff, ilustre fidalgo escocês muito estimado de El-Rei D. João VI que o condecorou com a comenda de «Torre e Espada». A propriedade permaneceu na posse da família Duff até à década de oitenta do século passado, altura em que foi adquirida por Alice e Paulo Tavares da Silva. O casal investiu na restruturação e replantação total dos 45 hectares de vinha e na adega e introduziu novas técnicas de cultivo com o intuito de dar continuidade às antigas tradições desta Quinta vinhateira, sempre em busca de uma melhoria das qualidades e prestígio dos seus vinhos. Só na vindima de 2000, momento em que as vinhas atingiram a sua maturidade e qualidade pretendida, decidiu-se proceder ao engarrafamento dos melhores vinhos aí produzidos. Nessa altura, Sandra Tavares da Silva, filha dos proprietários, desafiou os pais a começarem a produzir vinho com as melhores uvas aqui produzidas. A direção técnica passa então a ser assegurada por Sandra Tavares da Silva.

A paisagem da Quinta de Chocapalha é caracterizada pelos seus altos e baixos, pequenos montes, vegetação abundante, com a Serra de Montejunto ao fundo. Aqui sente-se a paz do campo, goza-se a pureza dos ares, ouve-se o chilrear da passarada e sente-se o espírito da vinha e do vinho.