Adega Santa Vitória com novidades
A apresentação de novas colheitas de vinho serviu de mote para a adega Santa Vitória, em Beja, do grupo Vila Galé, mostrar também os seus azeites, compotas e novos serviços de enoturismo.
O hotel Vila Galé Clube de Campo, em pleno Alentejo, foi o local escolhido para apresentar novas colheitas de vinho, uma prova de vinhos e apresentar novos serviços que vão aumentar a oferta de enoturismo. Nos mais de 1600 hectares da propriedade, 127 são de vinha e nela existem mais 10 castas tintas e 6 brancas, entre nacionais e internacionais, que dão origem a uma variada gama de vinhos brancos, rosés e tintos. Patrícia Peixoto - que desde início de Junho é a enóloga responsável, substituindo Bernardo Cabral, com quem trabalhou mais de 14 anos – explica-nos a gama de vinhos. A gama de entrada inicia nos vinhos Versátil (Vinhos, jovens e, como o próprio nome indica, versáteis, para beber com ou sem comida), seguindo-se a gama Selecção (bi-varietais com maior complexidade, já com o branco e o rosé a estagiar sobre borras e o tinto em barrica usada). Depois, é a vez dos vinhos Reserva (vinhos que sobem na complexidade e já estagiam em barrica nova e usada) e dos Grande Reserva (mais complexos e estruturados que os anteriores, embora mantendo a utilização de madeira nova e usada). Terminamos finalmente nos topo de gama, os vinhos da gama Inevitável, vinhos mais poderosos, frescos e complexos, produzidos apenas em anos excepcionais e estagiados em barricas novas. Pelo meio, há ainda um espumante com um vinho elaborado pelo método clássico, com estágio sobre as borras da fermentação em garrafa durante mais 18 meses. Uma gama muito completa que serve, acima de tudo, a grande cadeia de hotéis do grupo Vila Galé mas, também e cada vez mais, um público enófilo que se vai revendo cada vez mais nos vinhos produzidos pela Adega Santa Vitória.
Tal como a vinha fornece as uvas, também o olival fornece as azeitonas para a marca de azeites do grupo e ainda um pomar fornece a fruta (ameixas, pêssegos, nectarinas, pêra-rocha, laranjas, entre outros) e a produção de compotas para os hóspedes dos hotéis Vila Galé e outros projectos do grupo. E ali, mais especificamente no Vila Galé Clube de Campo, num bonito e bem cuidado cenário agrícola, a experiência do visitante é vivida de forma ainda mais intensa. Por ter estas condições, o potencial foi ainda aproveitado para o desenvolvimento de inúmeras actividades que completam os serviços de enoturismo da Adega de Santa Vitória. Além de uma horta pedagógica, podem fazer-se Safaris de Jeep, caminhadas, passeios a cavalo, de burro ou de charrete, tiro aos pratos, BTT, Moto 4, paintball, canoagem e viagens de balão de ar quente. No que diz respeito à vinha, além de poderem participar nas vindimas (na sua época) os hóspedes podem ainda visitar a adega e fazer provas de vinhos. Ou fazer piqueniques na vinha onde não faltam os produtos regionais.
Novas apostas enoturísticas
Numa altura em que a pandemia parece lentamente está a ir embora, a Adega Santa Vitória parece também estar a dar a volta por cima e prepara-se para lançar novos produtos enoturísticos. Começou por vender vinhos on-line que, segundo nos explica Patrícia Peixoto, correu muito bem, e agora prepara-se para lançar nos hotéis Vila Galé Clube de Campo e no Vila Galé Vineyards, no Douro, em Val Moreira (Armamar) já a partir da próxima vindima, novas actividades de enoturismo. O primeiro é o projecto barrica que, como o próprio nome indica, permite aos enófilos adquirir em ‘primeur’ uma barrica de vinho de 225 litros e engarrafar cerca de 300 garrafas numeradas e com o seu nome. No Alentejo o vinho engarrafado será o Inevitável e, no Douro, em Vale Moreira, será o vinho Reserva, em ambos os casos os topos de gama das respectivas adegas. Um projecto ambicioso que ainda permite ao enófilo organizar almoços e jantares com o seu próprio vinho e, se assim o pretender, ter a presença do enólogo durante a refeição. Por outro lado, o segundo projecto a ser lançado vai permitir aos enófilos personalizar as suas garrafas, sem ser necessário investir numa barrica. Ao invés disso, pode apenas encomendar um mínimo de 3 caixas (18 garrafas de 750 ml cada) mandar personalizar vinhos de diferentes gamas (Santa Vitória Reserva branco e tinto; Santa Vitória Grande Reserva branco e tinto; Santa Vitória Touriga Nacional; Santa Vitória Inevitável; Val Moreira Reserva branco e tinto) e Val Moreira Altitude. No caso dos azeites, pode também fazer-se o mesmo com o Santa Vitória Premium e o Val Moreira.
Recorde-se que o grupo Vila Galé é um dos principais grupos hoteleiros portugueses e integra o ranking das 198 maiores empresas hoteleiras a nível mundial. Esta sociedade, constituída em 1986, dedica-se à exploração e gestão de todas as unidades hoteleiras que integram o grupo e, ainda, à realização de projetos e à construção de novos empreendimentos turísticos. O grupo Vila Galé é atualmente responsável pela gestão de 37 unidades hoteleiras: 27 em Portugal (Algarve, Beja, Évora, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro e Madeira) e dez no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza, Caucaia, Salvador, Guarajuba, Pernambuco, Touros e Angra dos Reis), com um total de 7.454 quartos e 15.286 camas.