Artigos

Alghero, na Sardenha, acolhe espumantes do mundo em 2024

A ilha italiana foi selecionada pelo Concours Mondial de Bruxelles para acolher a sessão dedicada aos vinhos espumantes. As provas terão lugar de 10 a 12 de julho na cidade de Alghero, na zona noroeste da ilha.

A Sardenha, conhecida pela sua extraordinária beleza natural e pela sua história rica, é também uma terra fértil para a viticultura. Nos últimos anos, a qualidade da produção de vinhos tem vindo a aumentar de forma constante, posicionando cada vez mais esta terra como uma ‘ilha do vinho’ a nível internacional. Além disso, Alghero é um destino popular para os amantes da história, da gastronomia e da cultura. A cidade é famosa pelas suas bonitas praias, pelas suas muralhas medievais bem preservadas e pelo seu centro histórico. Alghero é também um local ideal para provar a cozinha mediterrânica à base de produtos do mar e marisco.

A produção de vinhos espumantes e frisantes em Alghero e em toda a Sardenha reflete a capacidade de adaptação e a criatividade dos produtores locais. As adegas da ilha contribuíram para uma evolução na produção de vinhos espumantes, conhecidos pela sua genuinidade e pelas suas raízes tradicionais. Este crescimento deve-se ao investimento na produção de vinho com castas autóctones. «A tendência actual da produção vitivinícola é representada pelo sector dos vinhos espumantes e frisantes, que está em constante crescimento em todo o mundo: as adegas da Sardenha também se equiparam e preparam-se para entrar com sucesso neste sector, conquistando o seu lugar próprio». Afirma Mario Peretto, Presidente do Consórcio Alghero DOC. «Por esta razão, o Concours Mondial de Bruxelles elegeu esta ilha para acolher a sessão de vinhos espumantes. Trata-se de uma grande oportunidade para toda a região, que tem a possibilidade de mostrar a sua excelência a um público internacional. O concurso contará com a participação de cerca de 60 jornalistas, compradores, especialistas e influenciadores que irão partilhar a sua experiência nesta ilha fantástica, descobrindo as suas paisagens e as suas produções vinícolas mais importantes», acrescentou Mario Peretto.



Atualmente, são produzidos mais de 110 vinhos espumantes e frisantes na região, utilizando diferentes tipos de castas. Estas incluem as duas castas de excelência da região, Vermentino e Cannonau, bem como castas indígenas como Torbato, Nuragus, Cagnulari, Malvasia, Vernaccia e Moscato, e castas internacionais como Chardonnay.