Aveleda lança novidades
Os investimentos da Aveleda nos últimos tempos foram avultados, mostrando que a nova geração está disposta a continuar o trabalho iniciado pelos seus antepassados, há já cinco gerações. A mais recente aposta foi o lançamento de cinco novos vinhos, duas novas sub-gamas – Solos e Parcelas – e a alteração da designação do Quinta da Aveleda para Aveleda Loureiro & Alvarinho, vinho que se junta ao Aveleda Loureiro e ao Aveleda Alvarinho na gama Castas.
A Aveleda celebra este ano 150 anos de existência, uma empresa fundada pela família Guedes, actualmente gerida por dois descendentes da quinta geração, António Azevedo Guedes e Martim Guedes. Desde a sua fundação em 1870, a paixão pelo vinho, o tratamento sustentável do ambiente, a biodiversidade e a atenção ao pormenor continuam a ser os princípios orientadores da empresa. Estes princípios estão na génese da produção de vinhos de qualidade e na criação e aquisição de marcas como Aveleda, Adega Velha, Quinta Vale D. Maria, Villa Alvor, Quinta D'Aguieira e Casal Garcia. O Grupo está presente em 4 regiões vínicas Portuguesas, a Região do Douro, a Região dos Vinhos Verdes, Região da Bairrada e, mais recentemente, Região do Algarve. É o maior produtor e exportador de Vinho Verde em Portugal, exportando para mais de 70 países em todo o mundo.
O Aveleda Loureiro & Alvarinho 2019 revela o aroma intenso floral da Loureiro e o corpo aveludado da Alvarinho. As duas castas icónicas da Região dos Vinhos Verdes produzem vinhos que colocam em evidência a genuinidade de os aromas destas castas. Na recentemente criada gama Solos, a Aveleda lançou dois vinhos, um proveniente de solos de xisto e o outro proveniente de solos de granito. Num convite a descobrir a riqueza geológica da Região dos Vinhos Verdes, onde 90% dos solos são de granito, esta gama explora as raras variedades de xisto existentes na região e a forma como os diferentes solos se refletem nos vinhos.
O Xisto é uma rocha mais fácil de quebrar, pelo que a superfície radicular da planta consegue ser mais profunda. A retenção de água é maior neste tipo de solos, acabando por criar vinhos com mais volume de boca e mais untuosos. O Aveleda Solos de Xisto Alvarinho 2018 revela aromas de toranja madura, manga, abacaxi e flores brancas.
O Aveleda Solos de Granito Alvarinho 2018 é um vinho mais mineral, direto e fresco. Este perfil deriva do índice de retenção de água dos solos graníticos ser muito baixo e destes terem um pH baixo. Na gama Parcelas, em cada ano de vindima, a Aveleda seleccionará as melhores parcelas de todas as quintas que possui na Região dos Vinhos Verdes. Nesta gama, que pretende dar a conhecer cada terroir, a Aveleda lança agora dois vinhos: o Aveleda Parcela do Convento e o Aveleda Parcela do Roseiral. O Aveleda Parcela do Convento Loureiro 2018 tem como base um solo granítico, permitindo que a aromática casta Loureiro atinja um bom nível de concentração e volume de boca. Maracujá, toranja e casca de lima são apenas alguns dos seus aromas. No paladar revela-se frutado, mineral e com excelente acidez.
O Aveleda Parcela do Roseiral Alvarinho 2018, como o próprio nome indica, é oriundo de um antigo roseiral. Revela aromas discretos a flores brancas, frutos cítricos e tropicais. Este vinho é muito delicado e suave, extremamente equilibrado com excelente acidez e equilíbrio entre fruta e mineralidade.