Maria João de Almeida é licenciada em Comunicação desde 1995, tendo-se especializado na área dos vinhos. Foi jornalista na TVI e integrou os quadros do Expresso durante mais de uma década. Colabora frequentemente com várias publicações e é membro de júri de diversos concursos de vinho e gastronomia nacionais e internacionais.

Foi condecorada pela Ordem Soberana dos Cavaleiros de Santo Urbano e São Vicente pelo trabalho desenvolvido no sector dos vinhos e, em 2016, recebeu o prémio especial 'Crítica de Vinho', pela Revista Paixão pelo Vinho.

É autora de vários livros, entre os quais 'Memórias do Vinho' (classificado como obra de interesse cultural pelo Ministério da Cultura), 'Guia do Enoturismo em Portugal' (premiado como o Melhor do Mundo de 2015 nos Gourmand Awards), 'Vinho na Ponta da Língua' e 'Vinho à Mesa' (vencedor do 1º prémio 'Livro do Vinho' de 2019 do Portugal CookBook Fair promovido pela APEL - Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, e pela BrandScape).

Mais recentemente (2021), o livro ‘Sustainable and Innovative Wine Tourism - Sucess Models from Around the World' venceu o prémio do Melhor livro da OIV na categoria de Economia Vitivinícola, com o qual colaborou, juntamente com alguns dos maiores especialistas mundiais do sector do enoturismo. No final do mesmo ano, o seu livro '100 Grandes Vinhos de Portugal' arrecadou nos Prémios Lusófonos da Criatividade o 'Prémio Prata' na categoria de Design Editorial.

É ainda membro da prestigiada Confraria do Vinho do Porto. Em 2011 lançou a primeira Pós-Graduação de Marketing do Enoturismo em Portugal, na Universidade Lusófona. Ainda hoje mantém uma colaboração com esta universidade, como docente e conferencista. É Certified Port Educator, formada pelo IVDP - Instituto do Vinho do Porto e Douro. Em 2009, lançou o seu site www.mariajoaodealmeida.com, e a VinhoTV (o primeiro canal de televisão dedicado ao vinho na web, entretanto extinto).

É ainda autora de documentários para televisão, formadora de cursos de vinho, oradora de palestras, coordena viagens Premium de enoturismo, é consultora da TAP na escolha dos vinhos a bordo e, mais recentemente, desde Julho de 2018, consultora do LIDL na área de vinhos.

É uma das fundadoras e Presidente da Associação Portuguesa de Enoturismo (2020); e Delegada de Portugal na OMET - Organização Mundial de Enoturismo.