Bolo Rei de Alvarinho

Há dias em que a minha casa parece uma garrafeira. Agora, também parece uma pastelaria. Vamos então aos pormenores ‘sórdidos’ que vos vão fazer jorrar água pela boca, porque eu o provei e vocês não!
A Colonial é, há mais de 100 anos, a pastelaria de referência em Barcelos. Vai daí, todos os anos eles tocam de inventar um bolo rei diferente. O primeiro foi de rosas, também já houve de laranja e chocolate, de cenoura, de abóbora e nozes, de dióspiro, de caramelo salgado, entre outros. Este ano, o bolo é feito com vinho da casta Alvarinho!! O desafio foi feito por Francisco Gomes (agora chefe pasteleiro na Colonial e um bom apreciador de vinhos) ao enólogo Anselmo Mendes, que forneceu o seu vinho Muros de Melgaço Alvarinho para fazer este bolo que ficou .... deliciosoooooooo. Feito com a massa tradicional do bolo rei, foi-lhe acrescentada a amêndoa e ainda um crumble na parte de cima, que se desfaz na boca. Mas é no centro do bolo que se sente a geleia de Alvarinho, feita com o vinho, e ainda uma mousse de chocolate branco Ivoire, da Valrhona, uma das marcas mais caras do mundo.
Imaginando que já têm no chão uma poça de saliva, resta-me dizer que o bolo está à venda na Colonial e também no El Corte Inglès em Vila Nova de Gaia. O pessoal do sul vai ficar a aguar. Mas pronto!

