Artigos

Casa Relvas com novidades

São três os novos monovarietais da Casa Relvas a aumentar o portfolio da Casa Relvas. Novidades que são o resultado da aquisição de novas terras e plantação de novas vinhas nos últimos anos em diferentes sub-regiões alentejanas.

Casa Relvas Vinha de São Miguel Alicante Bouschet, Casa Relvas Vinha da Mina Aragonez e Casa Relvas Vinha da Mina Touriga Franca, todos da colheita de 2021, são os três tintos que se vêm juntar aos monocastas brancos já lançados este ano pelo produtor.  Estes vinhos monovarietais, até agora produzidos sob a marca Herdade de São Miguel e com uvas provenientes desta propriedade no Redondo, passam agora a ser apresentados sob a marca Casa Relvas e, aguns deles, com uvas de outras sub-regiões do Alentejo, alargando assim o portfolio já existente.  Novos vinhos que vieram juntar-se às duas referências de monocastas brancos já existentes e lançados no primeiro semestre do ano, o Casa Relvas Vinha da Safa Sauvignon Blanc e o Casa Relvas Vinha do Monte do Poço Rabo de Ovelha, também da colheita de 2021. «A Herdade de São Miguel é a joia da coroa no que diz respeito às vinhas da Casa Relvas, contudo, ao longo destes últimos anos fomos adquirindo e plantando novas vinhas em diferentes terroirs que se têm vindo a provar de exceção. Achámos por isso interessante engarrafar monocastas provenientes de outros lugares», explica Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas (na foto de entrada, à esquerda, com o enólogo Nuno Franco)

O novo tinto de Alicante Bouschet foi produzido com uvas provenientes da Vinha de São Miguel, no Redondo. Esta vinha, plantada em 2003, fica junto à barragem da Herdade de São Miguel, numa encosta virada a norte, e possui solos argilo-xistosos pouco profundos, que obrigam as plantas a lançarem as raízes na profundidade do xisto. Estes solos dão origem a vinhos com muita mineralidade e grande estrutura. O vinho 2021 estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e tem um aroma complexo de frutos vermelhos com notas terrosas e balsâmicos. Na boca, revela boa acidez, equilíbrio e um final complexo e elegante.  Já o monocasta Aragonez é igualmente frutado, complementado com notas florais e de especiaria. Na boca é encorpado e elegante. Tal como o nome indica, é feito a partir de uvas provenientes da Vinha da Mina, situada na Herdade da Pimenta em São Miguel de Machede. Plantada em 2004, esta vinha, cujo nome se deve à presença de minas de água centenárias nesta parcela, apresenta solos graníticos com presença de alguma argila. Estes solos possibilitam uma maturação lenta e equilibrada, o que permite alcançar uma enorme pureza aromática e uma excelente maturação dos taninos.


Ainda parte dos novos monocastas é o Touriga Franca 2021, um vinho também produzido a partir de uvas da Vinha da Mina, que estagiou 12 meses em tonel. De aroma intenso a frutos vermelhos maduros, notas florais e apontamentos balsâmicos, é redondo, rico e volumoso no paladar, com uma acidez equilibrada e taninos finos. O final é longo e complexo.

Para além da própria casta, os rótulos destes vinhos têm também a indicação da vinha de onde são provenientes as uvas, bem como a sua localização. «Estes novos vinhos com a assinatura da Casa Relvas são de 2021, um ano muito desafiante para nós. O inverno foi bastante frio e com muita chuva e a primavera também foi chuvosa, com uma pressão média de míldio, e as vinhas reagiram bem quanto às necessidades hídricas durante o início da estação vegetativa. No verão, as temperaturas foram amenas, com apenas alguns dias com mais de 38 graus. Devido à maturação lenta, 2021 foi um ano de grande colheita, o que nos permitiu fazer um vinho rico e com grande qualidade», afirma Alexandre Relvas. «De qualquer forma, a produção de monovarietais é sempre um grande desafio, porque cada casta tem as suas especificidades, o seu tempo de maturação e diferentes níveis de adaptação aos solos», acrescenta. Os preços dos novos monocastas da Casa Relvas, disponíveis nas principais garrafeiras em todo o país, variam entre os 13 e os 15 euros. Em breve, será possível encontrá-los também em diversos restaurantes de norte a sul do país.