Charles Symington é o novo Presidente da Primum Familiae Vini
Todos os anos, a Primum Familiae Vini (PFV), uma associação que engloba doze das mais prestigiadas famílias do mundo do vinho – nomeia um de seus membros como Presidente para supervisionar a associação durante o ano e actuar como seu representante em vários eventos ao redor do mundo. Este ano, será a vez de Charles Symington.
Charles Symington, da Symington Family Estates, em Portugal, sucede a Véronique Drouhin da Maison Joseph Drouhin, na França, como Presidente da PFV para o período de Julho de 2024 a Junho de 2025. «Estou extremamente honrado em assumir o lugar dos meus antecessores na Primum Familiae Vini e em apoiar as nossas doze famílias que partilham os mesmos valores: a cultura da excelência, o amor e o respeito pela terra e pelo terroir, e o desejo poderoso de permanecermos como empresas familiares independentes e transmitirmos a herança dos nossos antepassados à próxima geração. Estes são tempos particularmente emocionantes na PFV. Os últimos 12 meses foram frutíferos sob a liderança de Véronique Drouhin, com grandes avanços em questões de alterações climáticas no comité técnico. Entre as iniciativas que gostaria de destacar, muito em breve irei propor ao comité técnico que se concentre na avaliação da Inteligência Artificial em viticultura e vinificação, um assunto de futuro que permitirá que as novas gerações dentro das 12 famílias contribuam com o seu conhecimento e partilhem com o nosso grupo».
A Primum Familiae Vini é uma organização que reúne doze dos produtores de vinho mais históricos e renomados a nível mundial. A sua missão é representar ao mais alto nível a excelência no mundo do vinho; e ser sinónimo de qualidade, requinte e sustentabilidade, inspiração, herança familiar e inovação. A PFV é também a criadora do Prémio PFV de 100.000 euros que apoia bienalmente outras empresas familiares multigeracionais a nível mundial (www.pfv.org).
Os doze membros pertencentes à PFV são: Marchesi Antinori (Toscana, Itália), Barão Philippe de Rothschild (Bordéus,França), Maison Joseph Drouhin (Borgonha, França), Domaine Clarence Dillon (Bordéus, França), Egon Müller Scharzhof (Mosel, Alemanha), Famille Hugel (Alsácia, França), Pol Roger (Champagne, França), Famille Perrin (Vale do Ródano, França), Symington Family Estates (Portugal), Tenuta San Guido (Toscana, Itália), Familia Torres (Catalunha, Espanha) e Tempos Vega Sicilia (Ribera del Duero, Espanha).