CMB revela resultados de vinhos doces e fortificados
O Concours Mondial de Bruxelles acaba de anunciar os resultados da quarta e última sessão do ano. Para esta sessão dedicada aos vinhos doces e fortificados, os 50 provadores atribuíram medalhas de prata, ouro e grande ouro a vinhos de 20 países.
Pela primeira vez na sua história, o Concours Mondial de Bruxelles organizou uma sessão dedicada aos vinhos doces e fortificados, que se realizou em Marsala, Sicília. A conclusão dos provadores foi unânime: esta categoria específica de vinho merece uma atenção especial já que durante estas sessões surgiram algumas situações que podem ser alvo de discussões muito interessantes. Por exemplo, vinhos muito doces também podem ser perfeitamente equilibrados e harmoniosos (se devidamente contrabalnaçados com outras características), sendo um dos exemplos o Domaine des Forges, em Quarts de Chaume Grand Cru, com 256 g/l de açúcar.
As principais tendências surgidas através destes resultados são as seguintes:
1/ As grandes regiões vinícolas fortificadas confirmam o seu posicionamento internacional: Todas as regiões emblemáticas que participaram nesta sessão (vinhos do Porto, Madeira, Marsala, Charente ou Andaluzia) obtiveram boas classificações.
2/ As ilhas gregas, a Toscana, o Loire e a Morávia afirmaram-se como regiões qualitativas na produção de vinhos doces.
3/ Foi também observado que os vinhos inscritos nesta sessão tendem a melhorar com a idade. Dos 174 vinhos premiados este ano, 100 foram envelhecidos durante mais de 7 anos.
Encontre aqui os vinhos premiados e as revelações: www.resultats.concoursmondial.com / https://resultats.concoursmondial.com/pt/resultados
Recorde-se que o Concours Mondial de Bruxelles é um concurso internacional no qual mais de 10.000 vinhos são apresentados por produtores para serem provados e avaliados por um painel de peritos. Os nossos provadores experientes provam os vinhos em competição. A sua palavra de ordem é distinguir vinhos cuja qualidade seja irrepreensível, sem prejuízo ligado ao rótulo ou ao prestígio da denominação. O Concurso é um dos eventos internacionais mais importantes no seu género.