
Com os Azeites
Quem conhece o chefe Vítor sobral sabe que o azeite foi sempre um elemento incontornável nos seus pratos. Autor de vários livros de cozinha, surge agora com uma nova obra dedicada a este nobre produto, tão português.
Não é de hoje que se vê Vítor Sobral a defender a utilização do azeite na cozinha. Não só pelo seu excelente sabor, como também pelos seus grandes benefícios para a saúde. Não é por isso de estranhar que o chefe esteja novamente ‘Com os Azeites’, ou seja, lançou um livro com este nome que presta homenagem ao azeite e, ao mesmo tempo, vai ao encontro do paladar de quem aprecia comida saborosa e saudável.
Obviamente, é um livro de receitas. Mas, além de ter mais de 130 receitas variadas (Crus e marinados, Ovos e saladas, Petiscos e conservas, Escabeches, Sopas e caldos, Peixes e mariscos, Carnes, Molhos e temperos e Sobremesas) tem ainda outras vantagens didáticas. O chefe guia-nos pelo mundo do azeite, contando um pouco da sua história, em Portugal e no mundo, como se faz o cultivo da oliveira, a apanha da azeitona e os tipos de extração (tradicional e moderna), assim como fala dos subprodutos do azeite.
Outro capítulo é dedicado à Qualidade e à Variedade do azeite, onde Vítor Sobral remete-nos para os tipos de azeite, a prova química, a prova organoléptica, os seus defeitos, o blends e outras distinções. A parte da embalagem e da rotulagem também é um tema abordado noutro capítulo onde se fala sobre os cuidados a ter na conservação do azeite, a sua utilização na restauração e também sobre a oferta dos azeites Oliveira da Serra, marca com quem o chefe mantém uma parceria há anos e que apoia este livro.
Outro assunto abordado neste livro, esclarece as duvidas, os equívocos e curiosidades sobre o azeite e, por último, como não podia deixar de ser, existe ainda um último capítulo dedicado à nutrição, que explica alguns dos benefícios no seu consumo. As fotografias de Nuno Correia, fotógrafo calhado nestas lides da gastronomia, abrilhantam ainda mais o livro, assim como o delicioso prefácio de José Gouveia, a referência máxima do ensino e do conhecimento do azeite em Portugal.
Vítor Sobral foi um dos pioneiros da nova geração de chefes que começaram a inovar a gastronomia portuguesa a partir da década de 90, e um dos que mais tem difundido a nossa tradição culinária pelo mundo. Cozinheiro, professor e consultor de gastronomia, Sobral conta com mais de 20 livros como autor ou co-autor. Entre os vários prémios de carreira, foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique em 2006; foi premiado pela revista Mais Alentejo pela Excelência Gastronómica e foi-lhe atribuído o Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo pelos serviços prestados à comunidade. É consultor gastronómico da TAP, Vista Alegre, Fundação Eugénio de Almeida, Silampos e Sovena, entre outras marcas conceituadas.
