Como idealizou Siza Vieira o Decanter da Zwiesel KristallGlas
O arquitecto Siza Vieira já desenhou edifícios e objectos relacionados com vinho. O último foi um decantador para celebrar a região do Douro.
Não é novidade mas há quem não saiba da veia artística de Siza Vieira para desenhar objectos relacionados com o mundo do vinho. Ao comemorar os 260 anos da Região Demarcada do Douro, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), em parceria com a Zwiesel KristallGlas, um dos maiores especialistas mundiais em vidro e cristal, desafiou o Arquitecto Álvaro Siza Vieira a desenvolver uma obra evocativa da efeméride: um decanter estudado para enaltecer vinhos especiais. Assim foi lançado, no final de 2018, um objecto com um design inovador, com curvatura para o exterior, algo que poeticamente poderíamos interpretar como sendo as curvas do corpo da mulher ou as do rio Douro. Mas não. Segundo Siza, após ter estudado a função do decanter e de ter observado diversos modelos já existentes, percebeu que eram todos muito parecidos. Quis então fazer um modelo diferente, imaginando assim as curvas viradas para o exterior e não para o interior, como é mais comum, nunca descurando a sua funcionalidade: «Tive a ideia de fazer uma variação na curva e verificou-se no protótipo do decanter que a mesma beneficiava o escorrimento do vinho pelas paredes. Deu-se assim uma optimização de forma e funcionalidade», explicou na altura o arquitecto.
Siza Vieira tem já um historial no mundo do vinho, e é um bom apreciador. Em 2001 já tinha idealizado / redesenhado os copos oficiais de vinho do Porto para o evento ‘Porto Capital Europeia da Cultura’; além de outros objectos vínicos para outras entidades. Em arquitectura assinou em 2007 o projecto da Adega Mayor, a primeira de autor a nível nacional, em Campo Maior, no Alentejo; e em 2010 o armazém de envelhecimento de vinhos da Quinta do Portal, em Celeirós, no Douro.
Para Manuel Cabral, na época Presidente do Instituto do Vinho do Douro e Porto (IVDP), Siza Viera era a pessoa mais indicada para desenhar o decanter comemorativo dos 260 anos da Demarcação do Douro, até porque já tinha trabalhado com o reconhecido arquitecto, antes mesmo de ter assumido funções naquela instituição, em 2011. Foi de Manuel Cabral que partiu a iniciativa, à qual se juntou mais tarde a Zwiesel KristallGlas, que já tinha fabricado no passado os copos de vinho do Porto. Entre conversas soltas e reuniões, o projecto acabou por avançar somente em 2015, tendo sido finalmente lançado agora, em Fevereiro de 2018. «O resultado foi belo e útil» diz Manuel Cabral. «É um decantador bonito, grande, serve para as garrafas mais comuns, de 0,75L mas também para Magnuns, de 1,5L. Depois, facilita também o serviço de vinhos porque se consegue pegar com uma só mão. Por último, o decanter foi inspirado na região demarcada do Douro, mas serve todos os vinhos especiais, de qualquer região ou país do mundo», acrescentou ainda Manuel Cabral.
Na embalagem em que é vendido, o decanter vem acompanhado de um funil para encaixar no gargalo, e do seu suporte. «A Zwiesel Kristallglas é uma das líderes de mercado e um dos maiores especialistas mundiais no fabrico de copos e decanters para vinho. A empresa tem por filosofia aliar-se a grandes personalidades das mais variadas áreas para marcar a diferença, daí este trabalho com Siza Vieira fazer todo o sentido, até porque já tínhamos trabalhado com ele anteriormente», afirma Ralf Schmidt-Stosberg, responsável da empresa com o seu apelido que em Portugal representa a conhecida empresa alemã.
No entanto, nem tudo foram rosas. Apesar da Zwiesel Kristallglas ter produzido o decanter e o suporte, o funil teve de ser fabricado pela Vista Alegre que, entretanto, também se aliou ao projecto. «O problema mais complicado de resolver foi o do funil. Siza queria que tivesse um bico elegante, com buracos pequenos, que ao serem produzidos estilhaçam sempre, por isso precisavam de um polimento especial que só a Vista Alegre conseguiu fazer. No final, correu tudo bem. O conjunto foi lançado e fez um grande sucesso», rematou o empresário, relembrando o dia do lançamento, na loja gourmet do El Corte Inglès.