Artigos

Concours Mondial de Bruxelles 2024 será no México, em Guanajuato

A cidade de Guanajuato, no México, foi escolhida para receber a 31º edição do Concours Mondial de Bruxelles, um dos mais prestigiados concursos de vinhos do mundo. A sessão principal do evento terá lugar nos dias 7, 8 e 9 de Junho do próximo ano.

Guanajuato é um dos 31 Estados do México, localizado no centro do país, fazendo fronteira com os estados mexicanos de Jalisco, San Luis Potosí, Zacatecas, Querétaro e Michoacán. A capital do Estado é a cidade de Guanajuato. A sua principal fonte de riqueza é a mineração de prata (o Estado possui uma das maiores reservas mundiais deste minério), estanho, ouro, cobre, chumbo e mercúrio.

No entanto, no vinho também dá cartas, já que o estado de Guanajuato é também o quinto maior produtor de uvas do México, e ocupa o quarto lugar na produção total de vinho. É um estado muito dinâmico, com 46 projetos vitivinícolas, 34 adegas que constituem a Associação da Uva e do Vinho de Guanajuato e 25 projetos de enoturismo

Anualmente o estado produz mais de 1.240.000 litros de vinho a partir de castas estrangeiras como a Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah, Malbec, Cabernet Franc, Tempranillo, Nebbiolo, Semillon, Chardonnay e Sauvignon Blanc. As inúmeras medalhas obtidas nos principais concursos europeus comprovam a qualidade dos seus vinhos.

Guanajuato possui um património vitivinícola que remonta à era colonial. Os conquistadores e missionários espanhóis introduziram as primeiras vinhas europeias, que foram plantadas a partir da atual Cidade do México em direção a norte, passando por Guanajuato. As condições agroclimáticas da região contribuíram para o carácter distinto dos seus vinhos, que hoje são produzidos principalmente nos municípios de Dolores Hidalgo, San Miguel de Allende, San Felipe, San Francisco del Rincon, Guanajuato, León, Salvatierra, Comonfort e San Diego de la Unión.

Dolores Hidalgo, uma cidade localizada no Valle de la Independencia, acolhe um dos dois museus do vinho do México. O Museu do Vinho de Guanajuato apresenta a história e o processo de vinificação da região. Além disso, o estado já recebeu vários eventos internacionais importantes relacionados com o vinho, como a México Seleccion do Concours Mondial de Bruxelles em 2017 e 2021, e o Festival da Vindima Guanajuato Tierra de Vinos em 2022. São eventos marcantes que ajudaram a tornar a região num dos principais destinos do sector do vinho.