Evento inédito de compra de uvas em Primeur acontece no Douro
Nos próximos dias 21 e 22 de junho, o Mercado dos Produtos Durienses em Paços -Sabrosa, será o palco da primeira Mostra da Uva do Douro – MUD, uma iniciativa inédita na Europa, organizada pela Associação dos Viticultores Profissionais do Douro – ProDouro, e que conta com o apoio da Câmara Municipal de Sabrosa.
Tudo começou quando Teresa Barbosa, membro da ProDouro (Associação dos Viticultores Profissionais do Douro) viveu uma situação idêntica a tantos produtores durienses: Tendo como comprador de uvas uma única empresa, tinha de se sujeitar ao preço que o mesmo lhe oferecia. Só que não! Decidida a mudar de cenário, criou juntamente com a ProDouro - Associação dos Viticultores Profissionais do Douro - à qual pertence, um evento que ajudasse os fornecedores de uvas a lutar por melhores condições.
Assim nasceu o MUD. «A esta iniciativa resolvi chamar MUD, uma mostra da uva do Douro que permita a outros compradores avaliar a qualidade da uva a um preço mais justo e a ‘MUDar’ este cenário em que muitos produtores vivem e que é terem de aceitar um preço baixo e injusto pelas suas uvas», explica a viticultora. Segundo a mesma, a ideia é «Devolver o protagonismo aos verdadeiros empreendedores do Douro, evidenciando e valorizando a uva duriense e o seu cultivador / produtor, dinamizando a comercialização do produto», remata Teresa Barbosa.
O evento pretende, assim, de uma forma inédita e original, mudar a forma como se tem vindo a trabalhar no sector, apresentando uma abordagem multifacetada que envolverá viticultores, compradores e entidades públicas ligadas à cultura da vinha. O principal objetivo será dinamizar a comercialização da uva, promovendo práticas de transparência entre viticultores e compradores que garantam o comércio justo e a sustentabilidade dos viticultores do Douro.
O evento, exclusivo a produtores, viticultores e enólogos, terá stands onde os viticultores recebem os compradores, dando a conhecer as características da sua propriedade, a sua localização, as castas existentes, assim como o terroir, podendo assim negociar de forma mais justa: «É um evento inédito, não existe nada a nível mundial. Estamos por isso a ser inovadores e a abrir caminho para uma negociação que dignifique o trabalho do viticultor», afirma ainda Teresa Barbosa.
Além dos stands, durante o evento haverá ainda espaço para vários debates durante os dois dias, que irão decorrer entre as 15h e as 20h, e das quais fazem parte várias temáticas relevantes. Da programação fazem parte várias palestras, formações e informações de apoio nas várias vertentes do negócio, nomeadamente na aprendizagem de desdobramento da Autorização de Produção - AP para vários clientes, o custo de produção, o orçamento financeiro, a divulgação e a apresentação de novos produtos para o tratamento da vinha, entre outros temas relevantes.
A participação no evento é dirigida a todos os viticultores que se dedicam exclusivamente à produção de uva registados no IVDP, que gratuitamente devem fazer a sua inscrição (obrigatória), através do seguinte formulário: https://forms.gle/Hsf8vSAfFRq4sUg18. É necessário investir em práticas mais éticas e sustentáveis para beneficiar a longo prazo a região Duriense e os seus produtores.
Para mais informações, contacte: mudsabrosa2024@gmail.com ou geral@prodouro.com