Artigos

Herdade do Moinho Branco, vinhos de topo

A Ribafreixo Wines lançou o Herdade do Moinho Branco Antão Vaz 2018, uma edição Limitada de 3696 garrafas que surgiu da necessidade de criar um vinho branco de topo que complementasse a marca premium Herdade do Moinho Branco, que já existia na versão tinto Alicante Bouschet.

Provar vinhos complexos, de topo, é sempre um exercício agradável, e a Herdade do Moinho Branco Antão Vaz 2018 é bom exemplo disso. Um branco nascido à sombra da Serra do Mendro, tendo as uvas da casta sido influenciadas pelo terroir da Vidigueira, que ali assumem um perfil diferenciador. Um perfil único, possível também devido à concentração das uvas de vinhas velhas, e de uma vinificação cuidada em barricas novas de carvalho francês de 500 litros. No aroma é citrino e mineral, complementado com notas tropicais e da madeira onde estagiou. A madeira está bem integrada e é muito complexo e untuoso no paladar. O vinho pode ser encontrado em garrafeiras seleccionadas e restaurantes de referência.

No entanto, e apesar do foco ser o lançamento do novo vinho da casta rainha da Vidigueira – a Antão Vaz -  o tinto de Alicante Bouschet surpreendeu e destacou-se na prova. Obviamente, e apesar dos estilos distintos, o tinto destacou-se pelo seu notável equilíbrio, até porque é da colheita de 2015, tendo os anos ajudado a limar arestas. Mesmo assim, não deixa de ser um vinho de grande estrutura e complexidade, ainda com muito para dar. Está lá tudo: A fruta, o balsâmico, o cacau, a madeira bem integrada, a frescura de boca, o aveludado envolvente, complementado por um excelente final de boca. Com edição limitada a 3804 garrafas, é um tinto de eleição ainda com muito para dar. E, tal como o seu irmão branco, pode ser encontrado nos mesmos locais já referidos.