Jeremias, o homem dos vinhos não alcoólicos
Após anos na publicidade e no cinema, o empresário encontrou no mundo dos vinhos e nas opções não alcoólicas uma nova forma de socializar e empreender.
Durante a pandemia, muitas pessoas refletiram sobre as suas escolhas de vida, e Jeremias Loock - um alemão que fez carreira na publicidade e no cinema - foi uma delas. Casado com uma brasileira – fala português com um engraçado sotaque brasileiro – decidiram vir morar para Portugal, um país que lhe chamou a atenção por vários motivos. Um deles, foi a busca de uma vida mais equilibrada, deixando para trás os excessos típicos da sua antiga rotina sempre cheia de eventos, jantares e, claro, bebidas alcoólicas.
Mas, apesar de ter ‘desacelerado’, continuou a socializar através do vinho de forma moderada e a querer aprender mais sobre a temática. Foi nessa fase que, em 2021, Jeremias tirou o certificado WSET Nível 2, que marcou oficialmente a sua entrada no mercado dos vinhos. Nesse mesmo ano, criou uma distribuição de vinhos e, em 2023, lançou uma garrafeira online, focada numa seleção de vinhos de qualidade.
Agora, em 2024, a sua mais recente aposta é uma loja pop-up, situada na Rua Marcos Portugal, 18, entre a Praça das Flores e o Príncipe Real, em Lisboa. A loja é pequena mas tem alguma diversidade. Além dos tradicionais vinhos de países como Espanha, França, Alemanha e África do Sul, a loja oferece uma seleção diversificada de bebidas, incluindo kombucha, rum, Martini e cervejas artesanais. Dos 30 vinhos disponíveis, 60% são brancos, refletindo a preferência crescente do consumidor por vinhos mais leves e frescos, especialmente em climas mais quentes como o de Portugal.
Mas o que diferencia esse espaço é a sua oferta de bebidas não alcoólicas. Jeremias percebeu que, para muitas pessoas, o consumo de álcool já não é mais uma escolha óbvia em eventos sociais. «Eu adoro vinho, mas também queria alternativas para momentos em que não quero beber», explica o empresário. Dessa forma, passou a incorporar vinhos sem álcool e outras opções, como cervejas não alcoólicas, no seu portfólio. A loja tem sempre entre três a seis vinhos disponíveis para prova, permitindo que os clientes explorem novas possibilidades sem compromisso.
Se tudo correr como deseja, o espaço temporário pode tornar-se um marco permanente no Príncipe Real, proporcionando a Lisboa um local onde o prazer do vinho encontra a consciência de um estilo de vida mais saudável.