JNcQUOI lança livro dedicado a Maria de Lourdes Modesto
É pela mão do JNcQUOI que nasce ‘Maria de Lourdes Modesto, uma edição limitada a 500 exemplares que homenageia a carreira de uma das maiores comunicadoras e gastrónomas de sempre, através das suas receitas mais emblemáticas concebidas em açúcar pela escultora Alexandra Albergaria.
O projeto nasceu de um desafio lançado pela marca a Alexandra Albergaria para esculpir os 29 pratos mais emblemáticos de Maria de Lourdes em açúcar e que, como fonte de inspiração, serviu-se do livro de culinária mais vendido em Portugal ‘Cozinha Tradicional Portuguesa’, da autoria de Maria de Lourdes Modesto, editado em 1982.
A relação próxima que António Bóia - chef do JNcQUOI - tem, desde há muitos anos, com Maria de Lourdes Modesto, foi também determinante para o lançamento deste livro. Tal como aconteceu com premiados chefs portugueses, Maria de Lourdes - autora de inúmeros livros de culinária e uma referência do sector gastronómico nacional , detentora de uma personalidade apaixonada, dinâmica e motivadora - foi determinante para a aquela que viria a ser uma das paixões da vida do chef António Bóia: a cozinha. O conceituado gastrónomo Virgílio Gomes assina o prefácio do livro, que conta com fotografias de Nuno Correia, premiado fotógrafo português com cerca de 30 anos de carreira, e o design de Patrícia Reis. No evento, em representação de Maria de Lourdes (impedida de estar presente por questões de saúde) esteve a sua filha Nucha (na foto de entrada e em baixo).
Conhecida como ‘A Diva da Gastronomia Portuguesa’, Maria de Lourdes Modesto tornou-se conhecida pelo programa culinário mais popular de que há memória no país, que teve início em 1958 e que foi emitido durante 12 anos na RTP. Escreveu vários livros de cozinha portuguesa, dos quais se destacam a ‘Grande Enciclopédia da Cozinha’, ‘Cozinha Tradicional Portuguesa’ e ‘Receitas Escolhidas’. O seu nome está ainda ligado à tradução e edição de inúmeras obras estrangeiras.
Este livro, que contabiliza 258 páginas, enaltece os melhores pratos criados por Maria de Lourdes Modesto, é bilingue e encontra-se à venda no restaurante por 230€ (que revertem na íntegra para a Associação CARITAS). Em paralelo com o lançamento do livro, o JNcQUOI Avenida inaugurou uma exposição dos 29 pratos mais emblemáticos da cozinheira, esculpidos em açúcar, que serviram para a produção do livro e que pode ser vista distribuída pelos dois pisos do JNcQUOI Avenida, entre as 12h e a meia-noite. A entrada é livre.
Brevemente, será incorporada na carta do JNcQUOI Avenida uma seleção das doze receitas mais icónicas de Maria de Lourdes Modesto, pela mão do chef António Bóia.