Lançado Pêra Manca tinto 2014
Se no norte o Barca Velha é a 'pop star' dos vinhos e faz furor sempre que é lançado, no sul quem dá carta é o Pêra Manca.
Antes da Páscoa, foi dia de ‘habemus vinum’. Produzido unicamente em anos de qualidade excepcional, o Pêra Manca surge agora na colheita de 2014 já lançada para o mercado, numa edição limitada a 20.000 garrafas.
Elaborado com as habituais castas Trincadeira e Aragonez, colhidas em talhões selecionados, em vinhas com mais de 35 anos da Fundação Eugénio de Almeida, o Pêra Manca fermentou em balseiros de carvalho francês com temperatura controlada, a que se seguiu maceração pós-fermentativa prolongada. Estagiou dezoito meses em tonéis de carvalho francês e, posteriormente, como é tradição, estagiou em garrafa nas caves do Mosteiro da Cartuxa. Intenso e complexo nos aromas, segue no paladar concentrado e fresco, com taninos robustos mas elegante.
A Fundação Eugénio de Almeida foi fundada em 1963 por um homem profundamente humanista, mecenático e filantrópico, Vasco Maria Eugénio de Almeida, que adoptou a missão de fazer mais pelas pessoas. Nos seus mais de seis mil hectares de terra, com cada garrafa de vinho ou de azeite comercializado no mundo, a Fundação Eugénio de Almeida ainda hoje produz e cria riqueza, acrescenta valor, investe no campo das artes e da cultura, da educação e do património, dos serviços educativos e sociais, da solidariedade e do voluntariado. É esta instituição a detentora da Adega Cartuxa, que dos seus 450 hectares de vinha retira uvas de diversas castas para a produção de vinhos de qualidade.