Artigos

Lisboa em destaque

A CVR Lisboa lançou um livro sobre a sua região vitivinícola, com o objectivo de promover e divulgar a sua riqueza e diversidade.

Lançado recentemente na estufa fria, o novo livro ‘A Alma dos Vinhos de Lisboa’, reforça a visibilidade cada vez maior que a região tem no panorama vitivinicola nacional. Um livro que fala das castas e dos diferentes territórios da região, que nos conta as suas histórias e as suas particularidades, que nos fala da influência atlântica e do seu potencial marítimo, e também da sua cultura e memória edificada. As quintas dos produtores, cada vez mais e melhores, mostram bem a garra que a região tem vindo a evidenciar ao longo dos últimos anos; e as ligações gastronómicas entre comida e vinho, pensadas por Patrícia Serrado, e nove chefes de cozinha convidados, deixam qualquer um de água na boca.

Os impulsionadores deste projecto foram José Sá Fernandes (até à data do seu lançamento vereador na Câmara Municipal de Lisboa) e também Francisco Toscano Rico (Presidente da Comissão Vitivinicola Regional de Lisboa) que para o tornar realidade formaram uma equipa vencedora e que resultou num trabalho de grande envergadura. Além do contéudo escrito, elaborado pela jornalista Patrícia Serrado (que também coordenou o projecto), Vasco Avillez (figura incontornável da história dos vinhos portugueses e um grande contador de histórias) e João Valente (jornalista desportivo que aprofundou neste livro a parte do seu potencial marítimo desportivo); o contexto gráfico também foi tido em conta, dando a conhecer o talentoso design de João Pedro Rato e registo fotográfico de Ricardo Junqueira, que tão bem valorizam a região de Lisboa. André Teodoro (Reponsável de Marketing da CVR Lisboa) teve a seu cargo a gestão do projecto, que resultou num livro de respeito, grande e pesado, que nas suas palavras dá a conhecer «o peso da região de Lisboa».  Palavras que vão ao encontro do que afirma o presidente da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa, Francisco Toscano Rico, quando revela que em 2020, Lisboa atingiu números de exportação nunca antes alcançados. «A nossa vocação na internacionalização é forte, houve um crescimento nas exportações. Situado entre os 12% a 13% , o que significa que estamos a falar de mais de 60 milhões de garrafas ou mais. É por isso o maior recorde de sempre para a história da região de Lisboa, isto ao nível macro, quer no mercado externo quer no mercado nacional», afirmou durante a apresentação do lançamento do livro.

Francisco Toscano Rico (à esquerda) e José Sá Fernandes.
O lançamento do livro decorreu na Estufa Fria, em Lisboa


Já para José Sá Fernandes, que agora se retira das suas funções de vereador na Câmara Municipal de Lisboa, «foi um orgulho apoiar este livro» revela. E remata «sinto que a região já merecia algo assim e agora que me vou embora sinto o dever cumprido».

Durante o evento, apresentado por quem vos escreve, houve ainda tempo para debater a importância e dinâmica do enoturismo no território, assim como as suas valências e potencialidades; assim como ainda foi revelado como os contéudos foram realizados. «Tive a oportunidade de percorrer e conhecer melhor o território de Lisboa, fui muito bem recebida pelos produtores, provei os vinhos e constatei a sua enorme qualidade e potencial. Foi um projecto muito vivido, e só assim poderíamos ter este resultado final», revelou Patrícia Serrado, a coordenadora do projecto. Inserido neste livro estão também conteúdos produzidos por João Valente, jornalista de surf, e de José Avillez, nome incontornável do vinho português, que contou algumas das histórias relacionadas com a região.

No final do evento, houve ainda tempo para José Sá Fernandes entregar o ‘Galardão Verde’ a todos os envolvidos no projecto, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Durante o evento houve tempo para falar da produção do livro. Da esq para a dirt: André Teodoro (Gestor do Projecto); João Valente (conteúdo desportivo); Maria João de Almeida (jornalista e apresentadora do evento); Patrícia Serrado (jornalista e coordenadora de Conteúdos) e Vasco Avillez (figura incontornável do mundo do vinho, que também produziu algumas das histórias do livro).
Outro dos momentos do evento foi o debate sobre a Importância e a Dinâmica do Enoturismo e as Valências do Território. Da esq para a direita: Pedro Folgado (CIM Oeste), Maria João de Almeida; Carlos João Pereira da Fonseca (Vogal do Comércio CVR Lisboa) e José Bernardo Nunes (Vogal da produção CVR Lisboa)
José Sá Fernandes entrega Galardões Capital Verde à equipa que produziu o livro.



Um livro completo

Os conteúdos deste livro exprimem a riqueza da região e é ele próprio muito completo. Uma obra / álbum de respeito, de grande formato, com capa dura revestida a tecido, e também com um design gráfico e fotografias de alta qualidade, assim como os conteúdos escritos, de forma apelativa e acessível a todos. Um livro que impressiona, guardado numa caixa que o protege, igualmente forrada a tecido de cor azul.  



Após o prefácio de Francisco Toscano Rico e de José Sá Fernandes, a introdução é feita pela jornalista Patricia Serrado, coordenadora dos contéudos. A partir daqui, inicia-se uma viagem pela região de Lisboa, com um capítulo dedicado ao seu terroir, seguido de uma selecção de castas extraordinárias e de castas eleitas pelos produtores. Não faltam também viagens territórios afora, pelas 9 denominações de origens, pelo vinho leve, pelas 9 ondas para saborera com moderação, 9 memórias edificadas, 9 momentos da história, 9 destinos preservados, 9 vinhos e 9 chefes de cozinha, 9 narrativas vínicas, 9 festividades e 9 lugares no tempo. No final, o livro ainda dá a conhecer os produtores de vinho da região de Lisboa e os autores da obra.