Artigos

Madeira investe em enoturismo

Com o enoturismo a ganhar cada vez mais força a nível nacional, a região autónoma da Madeira lançou diversos projectos nesta área.

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura da Região Autónoma da Madeira, com a colaboração de uma equipa técnica deste organismo do Governo Regional, e com a coordenação do jornalista José Silva, desenvolveu um trabalho intensivo durante o ano de 2019, que culminou na recente apresentação oficial da Rota dos Vinhos da Madeira.

Os parceiros oficiais da Rota são o IVBAM - Instituto dos Vinhos, Bordados e Artesanato da Madeira - e os municípios onde existem vinhas no arquipélago. São parceiros da Rota todos os 19 produtores de vinho da Madeira e hotéis, restaurantes, wine-bares e garrafeiras que quiseram desde logo aderir a esta Rota, num total de 107 parceiros. As condições base para pertencer à Rota são: ter pelo menos dois vinhos tranquilos e dois fortificados da região; servir os vinhos às temperaturas recomendadas e servir os vinhos em copos adequados.

O IVBAM será o responsável pela formação nesta área, para os parceiros que pretendam, sem qualquer custo, em calendário a combinar com cada um, desenvolver mais conhecimentos sobre estes vinhos e o seu serviço. Entretanto esta formação já começou e já foi entregue a cada parceiro um selo da Rota, para identificação de cada estabelecimento.

Existe um site da Rota, que está inserido no portal Visite Madeira (http://www.visitmadeira.pt/ - botão o que fazer)  e está a ser preparada uma aplicação, para que os turistas que visitam o arquipélago a possam facilmente descarregar para os seus aparelhos electrónicos e assim ter disponível toda a informação sobre a Rota.

A par disto, foi também editada uma brochura da Rota, em suporte de papel e electrónico, assim como dois vídeos de forma a promover esta área.  Na brochura dá-se a conhecer os vinhos da ilha da Madeira (fortificados e transquilos), a sua diversidade, curiosidades, regiões produtoras da ilha, técnicas de produção, regras de serviço, harmonizações entre vinho e gastronomia, eventos e programas temáticos e, claro, informação útil dos aderentes à rota.

A Secretaria Regional de Turismo e Cultura pretende que esta Rota dos Vinhos da Madeira seja evolutiva, de várias formas: com mais parceiros a aderirem à rota no futuro,  proporcionando cada vez mais a opção de serviço de vinhos da Madeira aos consumidores;  organizar durante o ano de 2020 vários eventos no arquipélago com a participação dos parceiros, para uma melhor e maior divulgação dos vinhos da Madeira, da sua crescente qualidade e variedade; e divulgar junto da comunicação social e no estrangeiro sobre a Rota e  todas as suas actividades.