Magia e Música animam Prémio Nacional de Enoturismo APENO – AGEAS Seguros 2024
A Associação Portuguesa de Enoturismo escolheu para apresentar e fazer o espectáculo da gala dos Melhores do Enoturismo o mágico Mário Daniel. Após a entrega dos prémios, a festa continua com o DJ RICCA.
Desde a sua primeira edição, a APENO tem vindo a organizar a festa do Prémio Nacional de Enoturismo com grande entusiasmo e criatividade. Este ano, o ‘modus operandi’ não foge à regra.
O local escolhido para festa é a Quinta dos Anjos, um turismo rural situado a cinco quilómetros de Santarém, e terá como cabeça de cartaz o mágico Mário Daniel, uma referência nesta área, a nível nacional e internacional. ‘Minutos Mágicos’, no horário nobre da SIC, foi um dos seus programas mais conhecidos e líder de audiências, detentor de vários prémios. Foi também a cara de várias marcas institucionais, esgotou vários espectáculos ao vivo em todo o país, lançou livros e jogos de magia, e é presença assídua em eventos de grandes empresas em território nacional ou no estrangeiro. Nos Estados Unidos já participou em vários programas de televisão, e subiu ao famoso palco do ‘Magic Castle’, em Hollywood, para apresentar diversos espectáculos, fazendo furor com os seus jogos de magia junto do público americano, até do renomado mágico David Copperfield. «É com enorme alegria que recebemos no nosso palco o Mário Daniel. Não há quem resista à sua simpatia e bom humor, ao seu enorme poder de comunicação e, claro, ao seu enorme talento de fazer magia. Foi a escolha perfeita para fazer a apresentação e o espectáculo da nossa gala de Enoturismo, um sector muito atrativo e igualmente mágico», afirma a Presidente da APENO Maria João de Almeida. Habituado a participar em espectáculos empresariais, Mário Daniel também abraçou com interesse o desafio de animar a gala, «o enoturismo tem ganho muito relevância nos últimos anos e é fantástico ver como Portugal tem evoluído neste sector e como a APENO tem feito um trabalho relevante. É com muito prazer que farei o espectáculo», afirma o mágico.
Após a entrega de prémios, que decorrerá ao longo da noite, os convidados serão no final guiados até outro espaço da Quinta dos Anjos, onde vai continuar a festa animada pelo DJ RICCA. Ricardo Rodrigues, de seu nome próprio, começou aos quinze anos a animar festas de liceu e na praia, e assim continuou pela vida fora, tornando-se especialista em playlists que vão desde os clássicos dos anos 80 ao Deep House. Grande apreciador de vinhos e enoturista convicto, divide hoje o seu tempo entre a agência de comunicação (PressMedia) que fundou há mais de 22 anos, e o prazer de passar música em festas privadas, eventos corporativos e sun sets na praia. «Preservei sempre este lado musical que me dá imenso gozo. O que quero é que os convidados do Prémio Nacional de Enoturismo relaxem e ‘curtam’ a batida. Vai ser seguramente um excelente final de festa».
Esta será a terceira edição do Prémio Nacional de Enoturismo, já considerado o evento de referência do sector do enoturismo. O Main Sponsor é a Ageas Seguros, sendo o Alentejo a região de excelência a dar um apoio fundamental à realização desta festa. «Com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, que nos apoia desde a segunda edição, esta festa ganha ainda mais significado e relevância, afinal, é a ‘região rainha’ do Enoturismo em Portugal, aquela que tem mais enoturismos e maior diversidade de oferta», explica Maria João de Almeida, Presidente da APENO.
Aos patrocínios junta-se ainda a Câmara Municipal de Santarém, e ao apoio institucional o IVV (Instituto da Vinha e do Vinho) e a CVR Tejo, além de empresas que participam das mais diversas formas, como a Abreu Advogados, Alug’Aqui, Âncora Gold, Biosphere, Gifts4Wine, GRACAL, Grupo Amorim, LETRATEC, MCoutinho, Qualifica OriGIn, Quinta dos Anjos, Schott Zwiesel e YonWine.
A votação do Prémio Nacional do Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2024 já está a decorrer e é realizada até ao dia 10 de Maio de 2024, através de uma plataforma on-line. Do painel de mais de 250 jurados fazem parte reconhecidos jornalistas do vinho e do turismo, entidades oficiais do vinho e do turismo, chefes de cozinha e sommeliers, e os associados da APENO (organismos oficiais votam em diferentes regiões da sua, e profissionais do sector e associados em pessoas e projectos alheios).
O Prémio Nacional de Enoturismo APENO / Ageas Seguros 2023 distingue 15 categorias: Melhor Enoturismo de Portugal; Melhor Profissional; Melhor Estadia; Melhor Restaurante; Melhor Chefe de Cozinha; Melhor Sommelier; Melhor Sala de Provas; Melhor Empresa Turística; Melhor Projecto Inclusivo; Melhor Projecto Sustentável, Melhor Loja, Melhor Arte e Cultura, Melhor inovação e Tecnologia e Melhor Hospitalidade. Ver categorias e jurados aqui: https://enoturismodeportugal.pt/premio-nacional-de-enoturismo-2024/
Além destas categorias, este ano a APENO vai também entregar 5 Prémios de ‘Mérito e Incentivo’ de forma a homenagear o esforço e as boas práticas das empresas ou personalidades que se tenham evidenciado pelo seu trabalho.