Marketing de vinhos na Era Mobile
Um livro útil para produtores, profissionais da distribuição, e até amantes do vinho, para compreender os bastidores do Marketing de vinhos.
Quem está atento ao lançamento de novos livros de vinho sabe bem que a maioria é feita por especialistas nesta matéria, sejam eles professores universitários, sommeliers ou jornalistas especializados, mas raramente surge um livro escrito por outras pessoas que nos possam dar uma perspectiva fora da caixa. Este é um desses livros e chama-se Marketing de Vinhos na Era Mobile.
José S. Majó de Oliveira, o autor, é um bom apreciador de vinhos mas, acima de tudo, uma pessoa que passou 25 anos da sua vida na área do retalho. Desempenhou as mais variadas funções, desde operações nas lojas de conveniência, supermercados e hipermercados, até ao lançamento de cartões de crédito privados, passando pelas direcções financeiras, central de compras, Técnica, desenvolvimento e controlo de gestão. Está, por isso, muito por dentro do Marketing direccionado aos mais diversos produtos, e em particular ao vinho pelo qual é apaixonado. «com o avanço tecnológico da internet, dos smarphones, e muito em breve da inteligência artificial, todo o paradigma do marketing está a alterar-se rapidamente e as tendências apontam para uma nova realidade completamente diferente da que os profissionais do vinho estavam habituados. Estes profissionais devem esforçar-se por se adaptar rapidamente a estas novas realidades e às mudanças constantes que estão a surgir a cada dia» diz-nos José S. Majó de Oliveira.
O autor diz ainda outras verdades. Para ele, na maioria dos casos, o produtor conhece muito bem a sua vinha, as suas uvas, o processo de produção e a qualidade do seu vinho, mas depois não sabe como o colocar na mesa do consumidor. E o vinho acaba por ser apreciado junto da família e amigos, de alguns restaurantes seus conhecidos, mas não chega mais além porque o produtor não sabe como escoar a sua produção anual. « Esta pequena publicação tem a pretensão de dar algumas luzes aos pequenos produtores em relação ao marketing nestes tempos de constante revolução tecnológica, nomeadamente o que podem fazer para melhorar a sua penetração e a colocação do seu vinho no mercado extraordinariamente competitivo e completamente saturado», afirma o autor, rematando ainda: «Poderá também ajudar alguns profissionais na cadeia de distribuição do vinho a sistematizar as suas interações com os produtores na contínua busca pelo aumento da sua quota de mercado. Também pode ajudar os amantes e curiosos do vinho a a ter uma pequena visão dos bastidores do vinho e das tendências futuras».