Novas colheitas e vinho raro
A Madeira Wine Company lançou recentemente as novas colheitas Blandy’s mas também o MCDXIX, um vinho exclusivo e raro que encheu apenas 600 garrafas.
Os navegadores portugueses descobriram a ilha do Porto Santo em 1418, após uma grande tempestade que afastou as embarcações da sua rota pela costa de África. Depois de muitos dias à deriva pelo alto mar, avistaram a ilha de Porto Santo, à qual chamaram de Porto Seguro, já que os salvou de um destino fatídico. Um ano após a descoberta de Porto Santo chegaram finalmente à ilha da Madeira (1419), assim denominada pela abundância desta matéria prima.
Foi para comemorar as aventuras marítimas dos portugueses e os 600 anos da descoberta do arquipélago, que a Madeira Wine Company lançou um vinho especialíssimo, um Madeira ‘premium’ que resulta de um blend de onze vinhos singulares dos séculos XIX, XX e XXI, tradicionalmente envelhecidos e provenientes de cinco castas brancas típicas da Madeira: Sercial, Verdelho, Terrantez, Boal e Malvasia. Cada garrafa (magnum) numerada irá rondar os 4.500 euros e apenas serão lançadas 600 no mercado.
Para o enólogo da
Madeira Wine Company, Francisco de Albuquerque, foi uma «grande
responsabilidade fazer este vintage antigo, já que tem obrigatoriamente de ser
um vinho memorável». Para isso, provou muitos vinhos de diferentes idades ao
longo de vários meses, um trabalho que deu origem a diversas amostras. «Este é
um blend e quis de alguma forma que o vinho evidenciasse um pouco das
características de cada casta. Na época medieval, era assim que se fazia o
vinho, vinificava-se tudo à mistura», afirma Francisco de Albuquerque.
Segundo o enólogo, do blend fazem parte vinhos muito antigos, sendo o mais velho de 1863 e o mais novo de 2004. «No paladar sente-se que é um vinho com mais de cem anos, é um vinho marcante que representa os grandes madeiras». E, garanto eu, é sem dúvida um vinho complexo, poderoso mas muito equilibrado, com notas de especiaria e uma excelente acidez.
Trabalhadas
artesanalmente, garrafa e embalagem passaram
por várias mãos até ganhar o corpo e a forma finais. A descoberta da ilha e
Portugal serviram de inspiração para a utilização de materiais nobres e para as
artes mais típicas e tradicionais da região como o vinhático, a alcântara, a
prata e o cristal nacional, e ainda o vime e o bordado madeirenses.
Além deste vinho, durante o evento ficaram a conhecer-se três novas colheitas - Tinta Negra 2008 (Meio Seco); Verdelho 2008 (Meio Seco), Malmsey 2004 (Doce) – e três novos franqueiras Tinta Negra 1995 (Doce); Sercial 1980 (Seco);Malmsey 1981 (Doce).
Sobre a Madeira Wine Company
É a empresa líder na produção e exportação de Vinho Madeira premium. As origens da empresa remontam a 1913 com a fundação da Madeira Wine Association, uma associação comercial que visava a promoção deste generoso nos mercados internacionais, assim como a melhoria da qualidade e eficiência na produção. Em 1925, as famílias Blandy e Leacock juntam-se à associação, seguidas alguns anos mais tarde pelas famílias Miles e Cossart Gordon. Estava assim criada a maior empresa produtora e exportadora de vinho Madeira.
Nos finais dos anos 70, os associados da Madeira Wine Company, como passou a ser conhecida, resumiam-se a um pequeno número das famílias fundadoras, até a família Blandy adquirir uma posição de controlo na sociedade. Desde o início da história na ilha os Blandys estiveram ligados a este importante sector da economia regional e sempre desempenharam um papel fulcral no desenvolvimento do Vinho Madeira. Para desenvolver e garantir uma rede de distribuição internacional e catapultar comercialmente a empresa e os seus vinhos, fizeram uma parceria com a família Symington - reconhecidos produtores de Vinho do Porto há mais de 100 anos – com o principal objectivo de aumentar as vendas. Consequentemente, em 1989, os Symington constituíram sociedade com a família Blandy e, desde então, muito do tempo e do esforço é investido no melhoramento dos métodos de produção, reforço na distribuição e promoção das reconhecidas marcas da MWC: Blandy’s, Cossart Gordon, Leacock’s e Miles. Nos últimos anos, a qualidade e a excelência dos vinhos da Madeira Wine Company tem sido reconhecida com os mais prestigiados prémios internacionais da especialidade.