Novidades gastronómicas no Legacy Wine Restaurant
Abriu como restaurante em 2014 e passou por várias fases até ter sido recentemente renovado no nome e no conceito, em Julho de 2022. Passado um ano, e sempre com vontade de oferecer mais e melhor, é agora tempo do restaurante Legacy Winery Restaurant mostrar as novidades gastronómicas aos apreciadores de vinho.
Situado na Herdade das Servas, em Estremoz, no Alentejo, o Legacy Winery Restaurant, pertencente ao produtor Luís Serrano Mira, é já um projecto gastronómico a dar cartas. O restaurante mantém alguns pratos, como as ‘bochechas de novilho’ que é um clássico, mas estreia outros em jeito de partilha como o ‘cru de corvina em leite de tigre, milho braseado’; ‘croquetes de javali com maionese de trufa, ‘tártaro de novilho mertolengo, almeice fumado, batata chips e pimentos’; ‘sandes de secretos de porco preto com mostarda, em pão alentejano e batata chips’; ‘tábua de queijo, enchidos alentejanos, tostas de pão, chutney de uva’; ‘bola de gelado ou sorvete’ e ‘boleima de maçã com creme de baunilha’,entre outros. Na carta de bebidas, destacam-se os vinhos da Herdade das Servas, mas também os da Casa da Tapada, outro projecto que o produtor Luís Serrano Mira tem em Amares, na região dos Vinhos Verdes. Os vinhos estão disponíveis a copo ou em garrafa. Há ainda três opções de espumante, uma cerveja e alguns espirituosos e licorosos.
A cozinha do Legacy Winery Restaurant tem a assinatura de Emanuel Rodriguez, chefe argentino com 21 anos de experiência. Nascido em Buenos Aires, mudou-se para o Brasil com três anos. Foi naquele país que, aos 17 anos, iniciou a sua carreira, entrando com estagiário e saindo como chefe do Fasano, o restaurante mais premiado da América do Sul, onde esteve durante uma década. Formado em gastronomia na faculdade HOTEC, em São Paulo, mudou-se para Portugal em 2011, onde continuou a sua carreira como chefe no Grupo José Avillez e no Penha Longa Resort. Emanuel é fascinado pela simplicidade da cozinha clássica, mas gosta de lhe imprimir um toque de originalidade e modernidade.
Com uma localização privilegiada, em termos de acessos e enquadramento paisagístico – ao estar situado no meio de vinhas e junto à adega e loja da Herdade das Servas –, o Legacy Winery Restaurant é uma mais-valia para os amantes de boa comida e de experiências enogastronómicas.
Oapelido Serrano Mira resulta de um legado familiar ligado à produção de vinho no Alentejo há 13 gerações. A marca do grupo vitivinícola, liderado por Luís Serrano Mira, soma a alentejana Herdade das Servas e a Casa da Tapada, na região dos Vinhos Verdes. A sua ligação ao vinho remonta a 1667, data atestada por duas talhas que foram passando de geração em geração. Uma herança que, ao chegar às mãos do produtor o motivou para um exaustivo levantamento histórico, retratado e documentado no livro ‘A história da vinha e do vinho no Alentejo - Legado de uma família a produzir desde 1667’. Estes dois recipientes de vinificação têm desenhadas estrelas de oito pontas, agora usadas no logotipo Serrano Mira, que simbolizam boaventura, regeneração, abundância e proteção das colheitas, mas também verdade e esperança.
A década de 40 do século passado foi um marco para a família. O avô paterno de Luís Serrano Mira criou uma das primeiras empresas particulares dedicadas à produção de vinhos no Alentejo, estreando-se assim como produtor-engarrafador. Em 1955, o bisavô materno foi um dos sócios fundadores e o primeiro presidente de uma adega cooperativa no Alentejo. Para perpetuar a história e a ligação da família ao mundo do vinho, mas desenhando e construindo um novo caminho, os irmãos Serrano Mira arrancaram, em 1998, com a Herdade das Servas, situada em Estremoz.
Na Herdade das Servas,a família Serrano Mira zela por um património vitivinícola com cerca de 350 hectares, divididos por oito vinhas – Azinhal, Caldeira Nova, Caldeira Velha, Clérigo, Judia, Louseira, Pêro Lobo e Servas –, localizadas em Borba e Estremoz, entre as montanhas das Serra d’Ossa e de São Mamede. Vinhas distintas entre si e que se complementam na identidade e na idade, algumas com mais de 80 anos. A enologia é da responsabilidade de Luís Serrano Mira e Renato Neves, estando a Herdade das Servas equipada com a mais moderna tecnologia de receção, vinificação e envelhecimento, produzindo vinhos com tradição, tempo, sabedoria e qualidade. Brancos, rosés e tintos chegam atualmente ao mercado com as marcas Monte das Servas e Herdade das Servas. O enoturismo foi, desde sempre, uma peça fundamental: receber e mostrar o processo de criação dos vinhos da Herdade das Servas faz parte da filosofia da família e da empresa. Há várias provas disponíveis, complementadas com petiscos ou harmonizações vínicas mais exigentes, à mesa do Legacy Winery Restaurante. Conduzida pelo chefe Emanuel Rodriguez, é uma cozinha contemporânea, inspirada nas tradições e heranças do Alentejo: com alma e originalidade, é interpretativa, despretensiosa e cheia de sabor.