Novo restaurante Pop Up no Douro
A Casa dos Ecos, novo espaço de restauração da família Symington em parceria com o Chef estrelado por Michelin na Quinta do Bomfim, foi inaugurada no final de julho e ficará aberta até meados de novembro. O cardápio inclui vinhos DOC e Symington Port.
A oferta de enoturismo na Quinta do Bomfim agora está mais completa com a abertura deste espaço onde o Chef Pedro Lemos utiliza produtos locais para preparar um cardápio em constante atualização nos quatro meses de atividade do restaurante, que atravessa o verão e o outono, cobrindo também o período de colheita. A Casa dos Ecos, assim serve pratos regionais do Douro, utilizando técnicas tradicionais, incluindo confecção em forno a lenha. "Queremos fazer uma cozinha genuína, respeitando os produtos da época e da região. Descobri novos fornecedores e me reengajou em relacionamentos com outros que estão nos apoiando neste novo desafio."
Foi assim, em menos de quinze dias, com esse desejo de trabalhar e fazer algo diferente em meio a uma pandemia, que Pedro Lemos chamou a família Symington desafiando-os a fazer um restaurante no meio da Quinta do Bomfim, um convite aceito quase que imediatamente, complementando assim a já completa oferta de enoturismo existente na propriedade emblemática.
A Casa dos Ecos, na Quinta do Bomfim, que agora dá nome a este espaço pop-up, está localizada em um ponto elevado cercado por vinhedos e com vista para o rio Douro. A propriedade é uma das propriedades mais icônicas da família, famosa por produzir o Porto de Dow e onde cinco gerações de Symington trabalharam no vinhedo. Foi lá, também, que alguns membros da família brincaram quando criança, ouvindo os ecos de suas próprias vozes, portanto havia uma conexão sentimental com o lugar.
O restaurante funciona das 12h às 21h, de terça a domingo, e segue as orientações e medidas estipuladas pela Direção-Geral da Saúde. A reserva de mesa é aconselhável. "Estamos muito felizes com essa parceria, abraçamos esse desafio com muito entusiasmo, mesmo neste momento difícil. Mas também acreditamos que ajudará a complementar a oferta da região e surpreenderá com a qualidade de nossos produtos e com o chef Pedro Lemos", diz Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates.
O Symington, de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa, produz vinho portuário no norte de Portugal desde 1882. Por cinco gerações, eles combinaram sua paixão pela produção de vinhos de alta qualidade, especialmente vinhos do Porto, com seu forte compromisso com a região e seu povo. Hoje, dez membros da família Symington trabalham em suas quatro famosas casas de vinho do Porto – Graham's, Cockburn's, Dow's e Warre's – bem como em seus projetos de vinho do Douro: Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano, Prats & Symington (Chryseia) e, sua mais recente, Quinta da Fonte Souto, no Alto Alentejo.
Symington Family Estates é um dos principais produtores de portos premium e a família é a principal proprietária de vinhedos no Douro, com 26 fazendas cobrindo 2.420 hectares, dos quais 1.114 hectares de vinhedos. Os vinhedos são gerenciados sob princípios de sustentabilidade, e 130 hectares são certificados organicamente – a maior área de videiras orgânicas do Douro. A família fez investimentos significativos em P&D em viaticultura para se adaptar às mudanças climáticas, e promove um ambicioso plano de sustentabilidade chamado "Missão 2025", que integra um conjunto de metas. Em 2019, a empresa obteve a certificação B Corporation, tornando-se a primeira empresa de vinhos de Portugal a dar esse importante passo, unindo-se a uma comunidade empresarial global auditada aos mais altos padrões de responsabilidade socioambiental, com o compromisso de usar o negócio como força para o bem.