O Redondo em Festa

A Adega do Redondo organizou recentemente dois momentos vínicos - WineTalks e Wine Fest - com o apoio do Município e da Freguesia do Redondo, e a participação de outras adegas da região.
O registo mais antigo pertencente ao espólio municipal do Arquivo Municipal do Redondo data de 1365 (um pergaminho de prestação de contas que também contabilizava vinhas e talhas). Cento e cinquenta aos depois, após D. Manuel atribuir foral à vila de Redondo, o vinho constava noutros registos já como importante actividade económica. Desde então, a importância da cultura do vinho e da vinha foi ganhando extrema importância no concelho, tradição que perdura e se faz relembrar, sempre que possível, através de eventos que realçam e valorizam essa memória.
Não é por isso de estranhar que a Wine Talks e Wine Fest tenham sido um sucesso, reunindo as entidades locais com a comunidade local e adegas que partilharam conversas sobre o vinho. O programa começou com uma apresentação de vinhos rosés (da Herdade de São Miguel, da Casa de Sabicos e da Courelas da Torre) pelos respectivos enólogos. Foi também nessa altura que se iniciou a prova de produtos e pratos regionais, que se alongaram por todo o jantar (Queijos, enchidos, sopa de cação e bochechas de porco em vinho tinto e, no final, o famoso Sericá como sobremesa ).
Mais tarde, da principal Wine Talk estiveram presentes Francisco Mateus (da Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo); António Saramago e Rui Falé (enólogos da Courelas da Torre / Monte amarelo) e Nuno Pinheiro de Almeida (Director da Adega do Redondo) que falaram sobre o passado, o presente e o futuro dos vinhos da região, o papel das cooperativas no Alentejo, bem como a importância da sustentabilidade no negócio do vinho.

Em baixo, alguns dos produtores presentes, acompanhados pelo Presidente do Município do Redondo, David Galego.

Durante o jantar, foram igualmente servidos vinhos da região, entre os quais os brancos Freixo Reserva, Monte Amarelo e Calhameiro), os tintos SégurEstate Tinto da Talha Grande Escolha, o Adega do Redondo do Redondo - AR Reserva, e o Senhor Doutor Reserva. Para terminar, já com a sobremesa, o Licoroso tinto da Biomanelicos.
A noite de vinhos e harmonizações foi também pontuada por uma belíssima actuação musical do duo Helena Brita (voz) & Xavier de Sousa (guitarra).

