Artigos

O vinho sentido

Foi recentemente lançado um novo livro que explica aos apreciadores de vinho como o podem avaliar através de um inovador método baseado nas emoções.

Após três décadas a provarem vinhos e a lecionarem cursos de prova (são ambos professores especializados em microbiologia e reputadas personalidades do mundo do vinho) Manuel Malfeito Ferreira e Virgílio Loureiro concluíram que o método de prova tradicional não satisfaz. Decidiram então juntar-se para descomplicar, de uma vez por todas, a forma como o vinho pode ser descrito sem atribuir pontuações.

O novo método centra-se no reconhecimento das emoções que o vinho causa no provador, e não na descrição de aromas complicados ou com pontuações. Aqui, o que interessa não é isso, o que torna logo o livro interessante e desafiador para quem já conhece a linguagem do vinho, já que se trata de uma perspectiva completamente diferente. No entanto, será principalmente aliciante para quem está a começar no mundo do vinho, já que não assusta o iniciado com métodos demasiado complicados. 

Para fundamentar a sua teoria, foram buscar a neurociência, a química dos aromas, a analogia, a história, a estética, a psicologia e a gastronomia, sem deixar de lado o terroir, as modas e as tendências do momento. O trabalho desenvolvido está apresentado no livro ‘O Vinho Sentido sem descrever aromas ou atribuir pontuações’, da Plátano Editora.

O livro está escrito numa linguagem simples e objetiva, e encontra-se dividido em três partes. Na primeira descrevem-se as condições necessárias para provar , o momento ideal da prova, a concentração do provador, as temperaturas de serviço, o formato dos copos, a técnica de cheirar e saborear, bem como a abordagem clássica da prova através de uma ficha de prova. Seguidamente, descrevem a forma como o cérebro processa a informação recebida pelos sentidos, realçando a sua fragilidade como instrumento de medida e a multiplicidade de respostas para um mesmo estímulo. Esta segunda parte permite assim comparar a nova abordagem com a abordagem clássica do vinho. Por último, na última parte do livro focam-se as preferências dos consumidores e a avaliação dos vinhos como objectos de estética. Fala-se aqui, também, dos estilos de vinhos, das modas, da história, e a forma como os enólogos adaptam o vinho aos gostos do consumidor e as harmonizações do vinho com comida. Tudo isto apresentado numa perspectiva inovadora e emocional que ajuda a explicar muita coisa. Um livro essencial para quem gosta destes temas do vinho.

Sobre os autores:

Virgílio Loureiro é licenciado em Engenharia Agronómica e doutorado em Microbiologia pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi docente e investigador do Instituto Superior de Agronomia e conta com 52 vindimas cuja orientação esteve a seu cargo.

Manuel Malfeito Ferreira doutorou-se em Engenharia Agro-Industrial sob a orientação de Virgílio Loureiro, tendo-se dedicado ao ensino e investigação em Microbiologia Alimentar. Estuda actualmente as preferências dos consumidores na área do vinho e da gastronomia.