Artigos,  Destaques

Pedro Mendes lança livro inovador com receitas de algas

As algas são uma tendência gastronómica que parece ter vindo para ficar. O chefe Pedro Mendes é o primeiro a  lançar um livro sobre a temática.

A ideia já pairava na sua cabeça há algum tempo, mas o confinamento veio dar-lhe tempo para se entregar ao projecto que agora temos entre mãos. Um livro sobre algas. A diversidade das algas existentes na costa portuguesa, a composição nutricional de cada um destes organismos em ambiente aquático e a possibilidade de integrarem a alimentação diária dos lares dos portugueses foram os motivos que o levaram a aprofundar o tema e a criar receitas tendo por base as algas. Para isso, aprofundou os seus conhecimentos sobre as mesmas, e criou 40 receitas onde as algas têm um papel de destaque. «Cada vez mais as algas fazem parte da nossa mesa. E não só são benéficas para a saúde como são muito acessíveis», afirmou durante a apresentação do livro, que decorreu ao ar livre,  junto ao Terreiro do Paço. Assim, «as algas na alimentação humana é uma forma de democratizar e incentivar a utilização deste ingrediente tão rico através de receitas simples e muitas delas conhecidas, já que são retiradas do nosso receituário!», remata o chefe.



Para produzir o livro (bilingue) Pedro Mendes chamou o designer João Pedro Rato (fundador da revista Mutante), um dos grandes impulsionadores do projeto; e também a jornalista Patrícia Serrado (também ela fundadora da Mutante, e experiente nas lides gastronómicas) para casar os pratos com os vinhos. «Recordo-me bem do dia em que o Pedro ligou a convidar-me para o projecto. Era um Sábado e, quando começou a explicá-lo, achei logo que seria um desafio muito interessante, não só pelo conteúdo, como pelo facto de ser um tema inovador», afirmou João Pedro Rato. Já Patrícia Serrado salientou o prazer que foi fazer as provas de vinhos e harmonizá-las com vinhos de Lisboa, «que além de ser uma região que está a tornar-se cada vez mais visível, tem vinhos muito frescos e uma salinidade particular». A CVR Lisboa, que apoiou este projecto, esteve igualmente presente no evento, representado pelo seu presidente Francisco Toscano Rico. «Não tivemos dúvida em apoiar este projecto pois vai ao encontro do perfil dos nossos vinhos, que são muito gastronómicos», frisou o presidente da CVR Lisboa. Além da CVR de Lisboa, o livro contou ainda com os apoios de diversos parceiros, entre os quais a Alga Plus, André Teodoro, Arroz Bom Sucesso, Câmara Municipal de Lisboa, Capri, Lugrade Bacalhau, Luís Ribeiro, Miguel Santana, Restaurante Cabana do Pescador, Ria Fresh, Rota do Peixe Peixaria, Salmarim, Vista Alegre e Wisdom Valley.

Da esq para a dirt: João Pedro Rato, Patrícia Serrado, Francisco Toscano Rico e Pedro Mendes



O prefácio de Algo com Algas é assinado por um dos críticos gastronómicos mais reconhecidos do nosso país, Fernando Melo (Evasões), a tradução para a versão inglesa é da responsabilidade da jornalista Ann Abel (Forbes), e as fotos da autoria do fotógrafo João Marques. Já disponível por venda directa através do e-mail: books@mutante.pt. Disponível em dois formatos: impresso e digital, com um PVP de 24,99€ (portes de envio incluídos para Portugal Continental) e 19,99€ (Apple Books e Google Livros).