Pintas & Character
Quem acompanha o trabalho da Wine & Soul desde o ano 2001 sabe que dali só sai coisa boa. Um projecto de referência no Douro do casal de enólogos Sandra Tavares e Jorge Serôdio Borges, que agora lançaram as novas colheitas dos vinhos Pintas e Character, dois tintos de eleição.
Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges há anos que investem na compra de vinhas velhas no Douro, junto ao rio Pinhão, nos socalcos de Vale Mendiz. Desde o início do projeto familiar, a ideia passa pela criação de vinhos que expressem todo o carácter das vinhas e castas indígenas da região, procurando o equilíbrio dos seus elementos. Exemplo disso são as novas colheitas apresentadas dos tintos Pintas e Pintas Character, ambos de 2018.
O Pintas é um vinho especial e hoje uma refrência do Douro. Além de ser o nome do cão que tinham na altura, traduz também a vontade que Sandra e Jorge tinham de fazer um vinho juntos antes de iniciarem o projecto. Assim nasceu o Pintas, o primeiro vinho desta dupla incansável, agora já na colheita de 2018. Produzido a partir de uma parcela única com 90 anos com cerca de 40 castas autóctones do Douro, este Pintas tem um perfil sempre muito constante, sempre concentrado, complexo, envolvente e detentor de uma enorme elegância. Nesta colheita estas características parecem evidenciar-se ainda mais, pelos aromas frutados e florais que apresenta, complementado com uma marcante mineralidade, sendo um vinho muito polido, afinado. O final de boca é persistente, sentido-se ainda algumas notas de especiaria e a barrica muito bem integrada. «No Pintas queremos mostrar a identidade do Douro. A vinha está virada a sul / poente, a 450 metros de altitude. É uma vinha com alta densidade – duas toneladas e meia por hectare – o que dá origem a um vinho muito elegante e envolvente» explica Sandra Tavares.
no caso do Pintas Character, segundo nos explica Jorge Serôdio Borges, «as uvas são provenientes de cinco vinhas velhas diferenciadas, com mais de 30 castas autóctones, com localizações e exposições igualmente diferenciadas, a altitudes entre os 200 e os 450 metros», revela o enólogo. «Ao contrário do que se possa pensar, porque está num segmento de preço mais abaixo que o Pintas, por uma questão de estratégia da empresa, o Character é igualmente um tinto de grande qualidade, onde os pormenores também contam», remata. Para Sandra e Jorge, os pormenores são importantes mas também o acompanhamento que fazem na vinha, especialmente na fase final, em que chegam todos os dias a ir para o meio dela provar uvas. «Hoje, com as técnicas que temos à disposição, já conseguimos perceber a maturação das uvas, mas essencialmente temos de a sentir», afirma Sandra.
Como o próprio nome indica, o Character é um tinto cheio de carácter. Em 2018 foram utilizadas menos barricas novas e usadas, sendo que as novas são afinadas em parceria com uma ou outra tanoaria que as afinam à medida para a Wine & Soul. O vinho tem assim boa presença e estrutura, mas com a madeira revelada de uma forma subtil e bem integrada. No aroma é frutado e mineral, e no paladar elegante, com taninos presentes mas equilibrados, e muito consistente.
Ambos os vinhos, de edição limitada, poderão ser encontrados em garrafeiras seleccionadas e restaurantes de referência pelo PVP de 80€ (o Pintas) e 24,80€ (o Character).