Portugal acolhe Prémios OIV 2024 e celebra centenário da organização
O evento, organizado na capital portuguesa pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), em parceria com o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) e a ViniPortugal, premiou os melhores livros sobre a vinha e o vinho. Entre eles, estão autores premiados internacionais mas também personalidades do setor vitivinícola português e representantes diplomáticos, num encontro que assinalou também o centenário da OIV.
O Presidente do IVV, Bernardo Gouvêa, deu início à cerimónia que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, que continuou com um discurso de John Barker, Diretor Geral da OIV. Barker destacou a importância do evento: «A OIV está profundamente comprometida em promover o património vitivinícola e em recompensar a excelência neste campo», afirmou, reconhecendo a contribuição fundamental de autores e editores na disseminação de conhecimento sobre o vinho.
Este ano, foram galardoados 14 livros de um total de 81 candidaturas, com 15 menções honrosas atribuídas a outras obras. Os temas variavam entre publicações científicas, técnicas, literatura, enoturismo e até banda desenhada, refletiu a diversidade e o impacto cultural do setor. Um dos destaques inovadores foi um jogo de cartas sobre doenças da videira, evidenciando a criatividade e abrangência dos projetos premiados.
A cerimónia deste ano marcou também a atribuição do recém-criado ‘Prémio Presidente OIV’, que reconheceu a obra ‘The Australian Ark: The Story of Australian Wine from 1788 to the Modern Era’, um extenso trabalho que narra a história do vinho na Austrália desde a chegada das primeiras videiras com os colonos europeus até à sua ascensão como potência mundial no setor.
Outro destaque foi para o livro ‘Premium Wine in Spain: On the Road to Excellence’, dos autores Raúl Compés, Vicente Sotés e Carlos Moro, publicado pela Cajamar Caja Rural. A obra, premiada na categoria de Monografias e Estudos Especializados, explora a excelência do vinho premium em Espanha e o seu caminho para a distinção internacional. Vale recordar que em 2022 Raúl Compés foi também distinguido juntamente com Gergely Szolnoki, com o prémio OIV na categoria de Economia e Direito Vitivinícola, pela obra ‘Sustainable and Innovative Wine Tourism – Success Models from Around the World’, que reuniu autores especializados em vinho e enoturismo de todo o mundo (incluindo quem vos escreve).
Entre os premiados de 2024, destacaram-se ainda os académicos portugueses Manuel Malfeito Ferreira e Virgílio Loureiro, que receberam uma Menção Honrosa na categoria de Prova, pelo livro ‘Mastering the Art of Enjoying Wine’, publicado pela Cambridge Scholars Publishing. A obra foi reconhecida pela sua abordagem inovadora e prática sobre a apreciação de vinhos.
A cerimónia de 2024 foi a primeira realizada fora de França, sede da OIV. «Comemoramos um século de existência e de realizações desde a nossa fundação em 1924. Celebrar em Lisboa, uma cidade vibrante e cheia de história, pareceu-nos especialmente apropriado», destacou John Barker, que aproveitou para agradecer ao IVV e à Comissão Nacional para a OIV (CNOIV) pelo papel desempenhado na organização do evento.
A entrega dos prémios foi conduzida por Azélina Jaboulet-Vercherre, Presidente do Júri dos Prémios OIV, e Richard Pfister, Secretário Científico dos prémios, que enfatizaram a elevada qualidade das obras distinguidas. Desde 1930, os Prémios OIV destacam as melhores publicações no setor da videira e do vinho, sendo internacionalmente reconhecidos pela sua rigorosa avaliação.
Para a edição de 2025, as candidaturas já estão abertas e os autores podem submeter as suas obras até 28 de fevereiro de 2025, para serem avaliadas pelos especialistas da OIV.
Consulte todos os vencedores aqui: https://www.oiv.int/what-we-offer/oiv-awards/oiv-awards-2024