Quanta Terra lança vinhos by Joana Vasconcelos

A dupla de enólogos Celso Pereira e Jorge Alves, proprietários da marca Quanta Terra, selou uma parceria com a artista portuguesa Joana Vasconcelos para lançar um espumante e um tinto que serão produzidos em quantidade limitada e edição anual. Este é, também, o primeiro espumante do produtor na gama de vinhos Quanta Terra.
Há anos que esta junção vinho/cultura estava para nascer. Mas, se a pandemia provocou a queda de muitos projectos, por outro, fez surgir outros que estavam na gaveta e que finalmente conseguiram ver a luz do dia. O lançamento deste espumante e do tinto resulta assim de um trabalho conjunto, retomado no final de 2020. Celso Pereira, enólogo com mais de 30 vindimas no currículo e uma experiência ímpar na produção de espumante super-premium na região do Douro, enviou uma mensagem ao gestor cultural André de Quiroga a relembrar uma ideia antiga de criar anualmente um portfolio de vinhos portugueses com o rótulo de Joana Vasconcelos. A artista seria a autora dos rótulos e embaixadora da edição, Celso Pereira e Jorge Alves os enólogos (à esq e à dirt respectivamente, na foto de entrada), e André de Quiroga o responsável pela seleção dos vinhos, assumindo ainda a responsabilidade da promoção.
Assim, tanto o espumante como o tinto são produzidos no Douro e terão um preço unitário que ronda os 100 euros cada. O espumante da colheita de 2018 já foi lançado e é proveniente de uma parceria única, negociada a médio prazo, sendo que terá uma edição anual. É bruto, elaborado pelo método tradicional champanhês, com 100% da casta Pinot Noir implantada em solos de granito e xisto na região do Cima Corgo / planalto de Alijó, e fez um estágio de 24 meses em garrafa. Pode ser vendido em caixas de cartão ou madeira. Já o tinto, da colheita de 2017, elaborado com castas tradicionais do Douro (Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Sousão) e estagiado em madeira usada durante 17 meses, , está agora a ser rotulado, e integra uma outra edição de 12 garrafas (0,75 cl + 1 magnum), apresentada em caixa de madeira e acompanhada de um livro de recitas com chefes de cozinha portugueses e franceses (pensada para a exposição de Joana Vasconcelos em 2022, na Temporada Cultural Cruzada França-Portugal).

Para estes primeiros vinhos Quanta Terra by Joana Vasconcelos foi concebido um circuito de promoção e comercialização em moldes distintos do habitual, assente nos espaços onde a artista produz e expõe, complementada fisicamente pelo atelier de Joana Vasconcelos em Lisboa e pela adega Quanta Terra, no Douro. Foi ainda desenvolvido pela agência de Comunicação Força Motriz e a designer Maria Monteiro um gift com três garrafas de espumante, em madeira de cor vermelha, com o mesmo panetone das caixas de transporte das peças de Joana Vasconcelos, que constituem per si uma forma de comunicar a obra da icónica artista portuguesa.

