Artigos

Resumo de memórias

A Casa Relvas esteve em Lisboa, no remodelado restaurante Via Graça, em Lisboa, para apresentar um vinho especial, resultado de 15 colheitas.

Há mais de 20 anos a produzir vinhos no Alentejo, o produtor Alexandre Relvas tem vindo a apresentar diversas colheitas especiais no mercado, a par com um portfolio já bastante diversificado. Desta vez, decidiu assinalar os 15 anos da Herdade de São Miguel – uma das suas propriedades – através de um tinto de edição limitada produzido a partir de 15 colheitas, em homenagem à sua equipa, aos clientes e ao terroir único no Alentejo.

Assim nasce o vinho ‘Resumo de 15 vindimas’, contabilizadas de 2003 a 2017, com anos de chuva e muito calor, primaveras frescas e verões secos. Anos surpreendentes e outros mais desafiantes. Com uma edição limitada de apenas 1000 garrafas, a Casa Relvas dedica este vinho a todos os que ao longo do tempo participaram na produção destes vinhos, e em especial à sua equipa que, com muita entrega e paixão, ajudou a concretizar este projecto vínico nos últimos anos. «É um reviver dos sonhos, dos desafios, e do esforço e dedicação de todos na vinha, na adega e na distribuição, que culmina hoje nesta homenagem não só às pessoas, mas também ao terroir único do Alentejo», afirma Alexandre Relvas, filho do produtor com o mesmo nome, a actual cara do projecto (na foto). «A Casa Relvas é um projeto de gerações, com solidez e estabilidade no mercado nacional, a representar Portugal, com qualidade, lá fora», remata.

Elaborado com as castas Alicante Bouschet, Trincadeira, Aragonez, entre outras, é um tinto de aroma sedutor, já com terciários a revelar-se no aroma, sem no entanto deixar de revelar boa fruta silvestre, apontamentos balsâmicos e notas madeira onde estagiou. No paladar é estruturado, complexo, fresco e elegante, com excelente acidez e longo final de boca. As garrafas (numeradas) vão ser na sua maioria oferecidas à equipa de funcionários da empresa, mas também se vão poder encontrar as restantes em garrafeiras seleccionadas (com um P.V.P. entre os 50 e os 60€) e restaurantes de referência.

O vinho ‘Resumo de 15 vindimas’, contabilizadas de 2003 a 2017 (à direita, na foto) juntamente com outras edições especiais da Casa Relvas provadas durante o almoço


Durante o almoço de lançamento, Alexandre Relvas teve ainda a oportunidade de mostrar mais alguns vinhos de edição limitada já lançados pela Casa Relvas, como o Herdade de São Miguel Esquecido branco 2017 (um vinho de topo 100% Arinto estagiado em carvalho francês, que foi ‘esquecido’ em barricas); e o Herdade de São Miguel Friends Collection tinto 2015 (um vinho elaborado por amigos enófilos do produtor que se juntam todos os anos para elaborar um lote de vinho com as melhores barricas), e ainda o Herdade de São Miguel Pé de Mãe 2017 (nome dado às videiras selecionadas para reprodução vegetativa, pela qualidade do seu fruto mas também pela sua boa adaptação a um determinado terroir e pela sua resistência a doenças de lenho). Vinhos especiais que se destacaram igualmente ao almoço e que, sendo diferentes uns dos outros, mantém em comum complexidade, frescura e grande potencial de envelhecimento.