
Six Senses organiza jantares vínicos com Ferran Centelles
Um dos mais reconhecidos sommeliers espanhóis estará em Portugal para partilhar os seus conhecimentos enológicos.
Ferran Senses, um dos mais reconhecidos sommeliers espanhóis, virá pela primeira vez ao Six Senses, no vale do Douro, entre os dias 12 e 14 de Agosto, para partilhar os seus conhecimentos enológicos. No primeiro dia, será realizada uma prova privada de vinhos do Douro. No segundo, uma prova de vinhos do Porto e um jantar vínico com vinhos da Real Companhia Velha no restaurante Vale Abraão, do Hotel Six senses. Finalmente, no último dia, 14 de Agosto, haverá nova prova privada com vinhos do Douro, com posterior jantar vínico com petiscos portugueses na Wine Library - Protótipo Wines.
Ferran Centelles tem um CV invejável. Diplomado no WSET, fez parte da equipa de sommeliers do restaurante elBulli entre 2000-2011. Após a transformação do restaurante em fundação, continua vinculado à fundação elBulli como diretor do departamento de bebidas do elBullifoundation que realiza o ambicioso projeto Sapiens del Vino, no qual participa, junto com uma equipa multidisciplinar composta por cientistas, filósofos, jornalistas e outros sommeliers, na redação dos vários volumes da obra. Entre outras colaborações, destaca-se o site da reconhecida crítica de vinhos inglesa, Jancis Robinson, no qual trabalha como provador especializado em vinhos espanhóis. Em 2016, publicou o seu primeiro livro sobre harmonização de comidas e vinhos, intitulado ‘Qué vino con este pato?’ editado por Planeta Gastro. Em 2020, ‘As 100,75 perguntas que você sempre quis fazer sobre o vinho’, e ainda , em 2021, ‘The Bottle 18’. É ainda palestrante regular em cursos de vinhos em Espanha, Chile e Colômbia. Destaca-se também a sua colaboração com Outlook Wine (The Barcelona Wine School).
Ferran é também um provador de vinhos em diversos painéis de provas internacionais. As suas funções incluem a co-presidência do júri espanhol do Decanter World Wine Awards (DWWA) um dos mais reconhecidos concursos de vinhos do mundo. Além disso, é presidente do júri de sommeliers do International Taste Institute. Em 2006 foi eleito o melhor Sommelier de Espanha (Ruinart), em 2011 foi galardoado com o Prémio Nacional de Gastronomia juntamente com David Seijas, em 2013 recebeu o prémio de melhor profissional pela Academia Catalã de Gastronomia e em 2020 recebeu o WSET Outstanding Prémio Alumni.

