Spirits Selection by CMB 2025 terá lugar em Jalisco – México

O Estado de Jalisco, no México, foi selecionado para acolher a 27ª edição do Spirits Selection by CMB, o mais reconhecido e prestigiado concurso de bebidas espirituosas a nível mundial. As sessões de degustação e as actividades deste importante evento decorrerão durante o mês de outubro em várias cidades do Estado de Jalisco, como Guadalajara, a capital ocidental do México, Puerto Vallarta, a praia mais mexicana do Pacífico, a Cidade Mágica de Tequila e várias das Cidades Mágicas que compõem a Rota da Raicilla.
Jalisco é um destino reconhecido mundialmente como um epicentro do folclore e da tradição mexicana, por ser o centro de elementos icónicos deste país como o Mariachi, a Charrería e a Tequila, que é uma das bebidas espirituosas mais reconhecidas internacionalmente. Jalisco é o berço da Tequila e da Raicilla, duas bebidas espirituosas mundialmente famosas que ostentam orgulhosamente a sua Denominação de Origem, razão pela qual este estado mexicano será o cenário ideal para acolher a próxima edição do Spirits Selection by CMB.
A indústria da tequila de Jalisco representa um dos pilares económicos mais importantes do México. Com uma produção de mais de 400 milhões de litros em 2024, a tequila é um símbolo de identidade nacional e uma força económica que gera milhares de empregos, posicionando o México na cena internacional. Por seu lado, a Raicilla registou um crescimento exponencial na sua produção e exportação, atingindo um aumento de 307% nas suas vendas internacionais nos últimos anos. Estes dados refletem a ascensão e a projeção das bebidas espirituosas de Jalisco nos mercados globais.
Jalisco também se destaca pela sua riqueza cultural e turística. Guadalajara, a capital do estado e epicentro do México Ocidental, foi reconhecida como uma das cidades mais vibrantes da América Latina. Oferece infraestruturas de primeira classe, com hotéis de nível mundial, recintos de feiras de grande capacidade e uma oferta gastronómica inigualável, que complementa a experiência dos amantes de bebidas espirituosas.
Jalisco tem dois dos principais aeroportos do país, uma infraestrutura sólida para acolher eventos internacionais e uma oferta diversificada de experiências turísticas, incluindo aldeias tradicionais, montanhas, lagoas, praias encantadoras, florestas e cenários intermináveis que irão marcar uma edição de sucesso deste prestigiado concurso.

Sobre o Spirits Selection by CMB
O Spirits Selection by Concours Mondial de Bruxelles é o principal evento internacional que premeia as bebidas espirituosas de todo o mundo. Whisky, brandy, rum, vodka, gin, pisco, grappa, baijiu e muitas outras bebidas espirituosas são avaliadas e classificadas por um painel de especialistas reconhecidos internacionalmente. Em 2024, mais de 2 700 amostras foram avaliadas por 154 provadores de 38 nacionalidades diferentes.
Embora o principal objetivo seja destacar as melhores bebidas espirituosas do mundo para orientar os consumidores nas suas escolhas de compra, este concurso, que se realiza de forma itinerante desde 2006, tornou-se também uma ferramenta promocional para os países ou regiões anfitriãs. Taiwan, Brasil, China, México, Chile, Bulgária, Bélgica e Guadalupe encontram-se entre os destinos mais recentes desta competição.
Uma preparação prévia intensiva, conferências sobre temas atuais, visitas a produtores de bebidas espirituosas no país ou região anfitriã e uma equipa dedicada disponível 24 horas por dia durante o concurso asseguram que os participantes possam passar o máximo de tempo possível fora das provas, para trocar ideias, descobrir e debater. Ao longo dos anos, o Spirits Selection by CMB construiu uma comunidade verdadeiramente internacional de colaboração e intercâmbio entre profissionais do sector.
A excelente reputação do seu processo de seleção de júris é um dos componentes chave do sucesso do concurso. Júris de renome, reconhecidos pela sua capacidade de avaliar bebidas espirituosas, são rigorosamente selecionados todos os anos.
O Concours Mondial de Bruxelles, organizador do evento, garante que os júris desfrutam de condições ótimas de degustação. A vasta gama de produtos e os elevados teores alcoólicos tornam a análise sensorial das bebidas espirituosas um desafio, razão pela qual o número de amostras por sessão é deliberadamente limitado a 35. O Spirits Selection by CMB também atribui grande importância à formação dos seus próprios júris.
Além disso, desde 2004, o CMB trabalha em estreita colaboração com a equipa de investigação do Instituto de Estatística da Universidade Católica de Lovaina para tratar os resultados e controlar o perfil de cada júri.
Spirits Selection by CMB não se poupa a despesas quando se trata de controlos pós-prova. Assim, são efetuadas regularmente análises complementares aos produtos que conquistaram medalhas do Concours Mondial de Bruxelles. Estes controlos destinam-se a garantir aos consumidores o mais elevado nível de satisfação com as medalhas do concurso.
A organização do concurso num país diferente todos os anos também aumenta o alcance internacional do evento e proporciona uma melhor exposição das bebidas espirituosas premiadas em todo o mundo. A escolha do país anfitrião não é acidental: os organizadores têm como objetivo os mercados em crescimento, tanto em termos de produção como de consumo de bebidas espirituosas

