Symington Family Estates obtém certificação de sustentabilidade com nível máximo
A principal empresa proprietária de vinhas no Douro é o primeiro produtor de vinho em Portugal a obter a certificação no Referencial Nacional de Sustentabilidade do Setor Vitivinícola, com o nível A (nível máximo). Criado recentemente pelo Instituto da Vinha e do Vinho e pela ViniPortugal, este referencial pretende ser um compromisso dos produtores nacionais face à produção sustentável e uma garantia da credibilidade e confiabilidade dos vinhos portugueses nos mercados internacionais.
Numa época em que a sustentabilidade é um tema na ordem do dia, a Symington é uma das empresas mais destacadas nesta área já que foi o primeiro pordutor a obter a certificação do Referencial Nacional de sustentabilidade do Sector vitivinícola.
O referencial aborda todos os temas da sustentabilidade, distribuídos por 86 questões desde o desempenho da governança até ao impacto no consumidor final. Todas as áreas da empresa estiveram por isso envolvidas na exaustiva e exigente auditoria que teve uma duração de três dias, executada pela LRQA, uma das principais entidades globais independentes de certificação.
Num contexto de muita incerteza e competitividade, os desafios são cada vez mais e cada vez mais complexos o que exige dos produtores agilidade e um compromisso permanente com os mais elevados padrões sociais, ambientais e culturais – a par dos económicos. «somente uma empresa bem preparada consegue obter este resultado em tempo record. Esta certificação dá-nos motivação para continuar e para melhorar o nosso desempenho com o objetivo maior de sermos uma referência e um exemplo a seguir pelos que trabalham connosco e por parte dos nossos clientes», afirmou Rob Symington, director da Symington e membro da 5.ª geração da família.
Os Symington de ascendência escocesa, inglesa e portuguesa são produtores de vinho do Porto no norte de Portugal desde 1882. Há cinco gerações que conjugam a sua paixão para produzir vinhos e vinhos do Porto de elevada qualidade com um forte compromisso com a região e as suas pessoas. Hoje, 10 membros da Symington trabalham nas suas quatro famosas casas de Porto — Graham’s, Cockburn’s, Dow’s e Warre’s - bem como nos seus projetos de vinhos do Douro: Quinta do Vesúvio, Quinta do Ataíde, Altano e Prats & Symington (Chryseia), além do projeto da Quinta da Fonte Souto em Portalegre, Alto Alentejo e do novo projeto da Casa de Rodas em Monção-Melgaço.
A Symington Family Estates é um dos principais produtores de Portos premium e a família é a principal proprietária de vinhas no Douro com 26 quintas a perfazer 2 462 ha, dos quais 1 114 de vinha. A empresa familiar é um dos membros fundadores da Primum Familiae Vini – uma associação de 12 famílias europeias do vinho – e em 2020 foi eleita, no 7.º lugar, por um painel de 200 peritos internacionais do vinho pela revista Drinks International como uma das Empresas de Vinho Mais Admiradas do Mundo.
Todas as vinhas da Symington são geridas sob princípios de sustentabilidade, tendo 130 hectares de certificação biológica — a maior área de vinha biológica no norte de Portugal. A família tem investido de modo significativo na I&D em viticultura para se adaptar às alterações climáticas e tem um ambicioso plano de sustentabilidade, com uma série de metas públicas sob o lema Missão 2025. Em 2019, a empresa tornou-se uma B Corporation certificada, a primeira empresa de vinhos em Portugal a consegui-lo, juntando-se a uma comunidade global de empresas auditadas pelos mais elevados padrões de responsabilidade social e ambiental. A complementar o seu compromisso com a sustentabilidade, a Symington foi ainda nomeada Empresa Ética do Ano nos prémios Drinks Business Green Awards 2019.