Um Tinto com Personalidade
A Adega do Montado, em Brinches, no concelho de Serpa, lançou recentemente um novo tinto que vem complementar a sua já variada gama de vinhos. Chama-se Monte das Bagas de Ouro Superior tinto, da casta Alicante Bouschet, e destaca-se pela sua presença marcante e elegância.
Pertencente ao produtor e médico estomatologista Carlos Santos, e à sua mulher, a ex-jornalista Cecília Carmo, a Adega do Montado nasceu em 2015 e tem lançado diversos vinhos que revelam um trabalho sério e consolidado. O projecto nasceu da paixão de Carlos pela natureza e vitivinicultura. A vinha foi plantada em 2015, e a vinificação iniciou-se em 2019, com a consultoria do amigo e enólogo Nelson Rôlo, que, juntamente com o produtor, apostaram num conceito de qualidade superior.
Com entusiasmo e um trabalho sério, o portfolio tem vindo a crescer desde 2021. Os Nóia situam-se na gama de entrada; os Monte das Bagas de Ouro são os vinhos intermédios que incluem um espumante; e os Monte das Bagas de Ouro Reserva e Superior, a gama de topo. A elaboração dos vinhos é assinada pela dupla de enólogos Paulo Maurício (residente) e Nelson Rolo (consultor), que revelam todo o seu entusiasmo neste projecto. Este novo tinto vem completar a gama já diversificada, mas onde ainda faltava um tinto, outro topo de gama que surpreendesse pela sua personalidade marcante.
Assim nasce este tinto de Alicante Bouschet, proveniente de um pequeno talhão, implantado em solos argilosos e calcários. As uvas foram vindimadas manualmente em caixas de 17 quilos e transportadas directamente para a adega para serem pisadas a pé. Depois de fermentadas em lagar, seguiram para barricas de carvalho francês novas, de grão extra fino e tosta média, onde ficaram a estagiar durante um ano e meio. Engarrafado em finais de 2021, foi agora lançado para o mercado no final de 2023. «As uvas foram vindimadas de madrugada, para manterem a sua frescura. Depois, já na adega, o processo continuou a ser trabalhado com toda a harmonia, rigor e muita paixão. Só poderia resultar num vinho superior, opulento, com muita elegância e equilíbrio», afirma o enólogo Nelson Rolo, entusiasmado!
No paladar, o tinto revela aromas de frutos do bosque, cacau e algum balsâmico, muito próprios da casta Alicante Bouschet, mas também notas minerais que lhe conferem muita elegância. Na boca é volumoso, estruturado, profundo e com excelente acidez, revelando um conjunto muito harmonioso. Termina com um longo e agradável final de boca. «Esta é uma das minhas castas preferidas, e uma das mais enraizadas no Alentejo, por isso não é de estranhar que tenhamos decidido plantá-la no nosso monte. Sendo a qualidade a nossa filosofia, não é de estranhar que tenhamos feito este tinto, que para mim é muito bom e provoca um misto de sensações», diz Carlos Santos emocionado. Carlos Santos não deixa de realçar o trabalho desenvolvido tanto na vinha como em adega, por Nelson Rolo e Paulo Maurício, que o apoiam nesta feliz aventura. «Espero que seja para todos os enófilos uma experiência gustativa notável, como é para mim», remata.
Para produzir os vinhos na sua propriedade, Carlos e Cecília adoptam práticas de agricultura sustentável, respeitando a biodiversidade e a paisagem local. O uso de pesticidas e herbicidas é reduzido ao mínimo e o solo é cuidadosamente mantido para garantir a saúde das videiras. A adega foi projetada para minimizar o impacto ambiental, utilizando tecnologias modernas e eficientes, como a reciclagem de água e energia renovável. Há também aqui um forte compromisso com a sustentabilidade, que se traduz em vinhos que refletem a integração harmoniosa com a natureza e o respeito pelo ambiente local.
A propriedade tem 70 hectares, dos quais 25 foram cobertos de vinha no ano seguinte, com castas nacionais e estrangeiras. Nas brancas a Antão Vaz, Arinto e Viognier; e nas tintas a Sangiovese, Touriga Nacional, Touriga Franca, Syrah Alicante Bouschet, , Cabernet Sauvignon, Marselan e Petit Verdot. Os vinhos estão direccionados 90% para o canal Horeca, maioritariamente garrafeiras e restaurantes com bom serviço de vinho, a Adega do Montado exporta ainda 30% para países como a Alemanha, Brasil e EUA (os principais mercados) Cabo Verde, Suíça, Reino Unido, Bélgica e Luxemburgo.