Artigos

Um vinho, duas regiões

O novo branco da Parceiros na Criação chama-se DOTE e é um tributo ao casamento dos produtores, Joana Pratas e João Nápoles de Carvalho, na vida e no vinho. A originalidade consta no facto de ser produzido com uvas de duas regiões vitivinícolas, Douro e Tejo.

Antes de falar do vinho, a história. João Nápoles do Carvalho é do Douro e ali se instalou em 1996, com apenas 19 anos, a cuidar de uma propriedade familiar, em Barcos, Tabuaço. A propriedade, na família desde 1931, foi comprada pelo seu bisavô Artur de Magalhães Pinto Ribeiro – fundador e primeiro presidente da Casa do Douro – para a oferecer à sua filha Margarida do Carmo, como dote de casamento. O sonho de dar continuidade ao legado familiar deixado pela avó paterna, fez com que João Nápoles de Carvalho despertasse para a sua verdadeira vocação, a agricultura, licenciando-se em gestão agrária na UTAD, em Vila Real. Em 2011, ao casar-se com a ribatejana Joana Pratas, começaram a produzir vinho e tiveram dois filhos, a Maria Teresa (em 2013) e o António Maria (2014).  O mais recente lançamento é, assim, e mais uma vez, um símbolo da vida familiar destes  ‘Parceiros Na Criação’ , mas também um vinho que une Douro (DO) e Tejo (TE) numa só garrafa.

O vinho, produzido a partir da colheita de 2018, é feito com uvas de vinhas velhas de uma parcela da ‘vinha da casa’ (plantada em 1977 na propriedade familiar), e as uvas de Fernão Pires são provenientes de uma vinha de um primo de Joana, no Cartaxo. Juntar uvas de duas regiões distintas pode não ser novidade, mas acaba por evidenciar-se pela diferença num mercado saturado de vinhos, e pelo desafio de o produzir. Fermentado e estagiado durante 11 meses em barricas de carvalho húngaro de 500 litros, é um branco mineral e frutado, com notas citrinas, e madeira bem integrada. No paladar tem estrutura e untuosidade, com bom final de boca. Um branco gastronómico e consistente, que até surpreende pelo seu volume de álcool (apenas 11,96%) 

 

A propriedade familiar encontra-se situada em Barcos, Tabuaço, no Douro
Vinhos e azeites da Parceiros na Criação



Ao mesmo tempo que lançaram o DOTE, João Nápoles e Joana Pratas deram ainda a conhecer as novas colheitas de outros brancos da sua gama de vinhos, o Esteira 2019 e o Casa da Esteira Vinhas Velhas 2018 .  O Esteira, como definem os produtores, é o vinho ‘todo o terreno’ da Parceiros na Criação. Um branco citrino, frutado, fresco e leve, com a acidez bem vincada e mineralidade. Já o Casa da Esteira Vinhas velhas é igualmente frutado e citrino, mas com notas de madeira evidentes e uma estrutura mais complexa, terminando com boa persistência. 

Devido às suas edições limitadas, os vinhos da Parceiras na Criação podem ser adquiridos directamente ao produtor, nas lojas on-line https://vivaovinho.shop/loja/parceiros-na-criacao/ , e muito em breve, em garrafeiras, lojas especializadas e restaurantes.