Uma interpretação distinta da casta Avesso

Localizada na região dos Vinhos Verdes, sub-região de Baião, a Quinta de Santa Teresa, propriedade do produtor A&D Wines, acaba de apresentar a nova colheita do seu branco de curtimenta: Quinta de Santa Teresa Curtimenta Avesso 2022.
Nos últimos anos a região dos Vinhos Verdes tem dado a conhecer projectos e vinhos diferenciadores, e também o potencial das castas da região que vai muito além das variedades mais conhecidas, a Alvarinho e a Loureiro.
A A&D Wines, tem sido um produtor que se tem destacado na região, nomeadamente pelo seu trabalho com a casta Avesso, através de vinhos de maior estrutura e elegância, trabalhados desde a vinha até à garrafa. Desta vez, decidiu arriscar novamente numa novidade.
O Quinta de Santa Teresa Curtimenta Avesso é um vinho branco de curtimenta, que se inclui na categoria de orange wine, uma tendência cada vez mais consolidada no mercado. A fermentação em presença das películas das uvas, ao contrário do habitual na fermentação de vinhos brancos, confere a este vinho uma tonalidade âmbar e maior estrutura taninosa, nesta distinta interpretação da casta Avesso.
Na prova, a colheita de 2022 do Quinta de Santa Teresa Avesso Curtimenta apresenta um aroma a fruta desidratada e folhas de chá.
No palato apresenta alguma rusticidade, com alguma adstringência própria dos taninos, mas é elegante, envolvente e com boa frescura, resultando num conjunto muito prazeroso que termina persistente. Um vinho ideal para harmonizar com peixes grelados, carnes brancas ou de caça, bem como toda a gastronomia rica em especiarias como a Indiana ou Tailandesa.

