United Wine Women
Um grupo de produtoras de vinho e enólogas uniu-se para promover acções de solidariedade e ajudar quem mais precisa
Com o sexo feminino a sobressair cada vez mais no mundo do vinho, não é de estranhar que surjam cada vez mais movimentos dinamizados por mulheres de garra. Desta vez, em nome da solidariedade. Em Novembro de 2018, Telmo Alves (ao centro, na foto de cima) da Oeno-Tech - uma empresa que representa em Portugal a tanoaria Seguin Moreau e os fabricantes de rolhas Piedade e Diam - convidou 22 mulheres do sector do vinho para uma visita de estudo à região de Bordéus, em França. A organização da viagem, a cargo da Seguin Moreau, tinha como objectivo mostrar o funcionamento da empresa, e também visitar alguns dos mais prestigiados châteaux franceses, seus clientes. No entanto, uma das participantes da viagem, Rita Soares, produtora da Herdade da Malhadinha (Alentejo) acabou por desafiar o grupo para muito mais: «Todas nós somos apaixonadas por vinho. Como eu não acredito em coincidências e acho que nada acontece por acaso, esta empatia entre todas após esta visita aos châteaux levou-me a desafiá-las a juntarmo-nos pontualmente para partilharmos as nossas experiências, provarmos os vinhos de cada uma de nós, de regiões tão distintas e, mais importante ainda, aproveitar as nossas sinergias para apoiar causas solidárias», explica Rita Soares.
Assim, realizou-se em Março um primeiro evento na Herdade da Malhadinha, onde cada membro das United Wine Women colocou um vinho topo de gama num cabaz (no total com 22 garrafas) que foi sorteado em Junho. Todos ficaram a ganhar. O vencedor da senha premiada, que arrecadou uma garrafeira de respeito; o Refúgio Aboim Ascenção, em Faro, instituição de crianças carenciadas que recebeu a receita da venda das rifas; e as United Wine Women que conseguiram ajudar. «No fundo é isto, juntamo-nos para partilhar experiências, para crescermos juntas e apoiar quem mais necessita», resume a produtora. Na agenda estão já a ser marcados alguns jantares de solidariedade, e a ser pensadas novas acções que serão divulgadas brevemente na página do Facebook United Wine Women.
Sobre a mulher estar a ganhar maior visibilidade nas mais diversas áreas e também no mundo do vinho, Rita Soares afirma: «A mulher tem uma enorme sensibilidade e capacidade de entrega, de dedicação e de paixão em tudo o que faz. Hoje em dia consegue ter uma carreira notável e ao mesmo tempo ser uma super-mãe e super-mulher. Hoje somos mais práticas, pragmáticas e com uma visão de futuro muito mais objectiva».
Além de Rita Soares, do grupo United Wine Women fazem ainda parte Ana Rola (Quinta de Remostias), Antonina Barbosa e Donzília Copeto (João Portugal Ramos); Catarina Penelas (Quinta do Vallado); Catarina Vieira (Herdade do Rocim); Cátia Barbeta (Quinta do Crasto); Filipa Pizarro (PR Serviços de Enologia); Francisca Vanzeller e Joana Pinhão (Quinta Vale D. Maria); Ivone Ribeiro (Garage Wines); Joana Silva Lopes (Quinta do Casal Branco); Lígia Santos (Caminhos Cruzados); Mafalda Vasques (Herdade dos Grous); Maria Serpa Pimentel (Quinta da Pacheca); Martta Simões (Quinta da Alorna); Patrícia Peixoto (Casa Santa Vitória); Rita Marques (Conceito Vinhos); Sandra Alves (Herdade do Esporão); Sandra Tavares (Wine & Soul); Sofia Prazeres (Quinta de São José) e Susana Esteban (Susana Esteban).