Artigos

Vinalda Wine Experience

Depois de alguns anos 'adormecida' a Vinalda volta a relançar-se no mercado seguindo uma nova estratégia comercial que também passa por eventos como esta segunda edição do Vinalda Wine Experience

Realizou-se este mês a II edição do Vinalda Wine Experience, no Lisbon Secret Spot, em Montes Claros (Lisboa). A mais antiga distribuidora do país iniciou o ano passado este evento, que permite aos seus clientes, parceiros, jornalistas e bloguers conhecer de perto as marcas representadas pela Vinalda.

Este ano, estiveram à prova 33 vinhos de topo e novidades das marcas representadas em exclusividade pela Vinalda. «Tivemos este ano menos vinhos e menos pessoas num evento que queremos mais focado, onde há mais tempo para os produtores falarem e as pessoas colocarem questões que sejam necessárias», explica José Espírito Santo, CEO da Vinalda.  Este ano, o produtor estrangeiro convidado foi Marqués de Riscal, de Rioja e Rueda, uma das empresas históricas do mundo do vinho, criada em 1860. Durante o evento foi dado a provar o Marqués de Riscal Baron de Chirel 2015, um tinto encorpado, envolvente e muito fresco.

Na prova, em jeito de masterclass, os vinhos apresentados (5 Espumantes, 10 Brancos, 13 Tintos e 5 Fortificados) foram apresentados pelos respetivos produtores/enólogos, tendo o serviço sido orientado por cinco escanções nacionais: Sérgio Pereira, André Figuinha, João Chambel, António Lopes e Pedro Ferreira, com o apoio na sala de toda a equipa comercial da Vinalda.

Durante o evento foram provados 33 vinhos topo de gama e novidades da Vinalda
o serviço foi orientado pelos escanções Sérgio Pereira, André Figuinha, João Chambel, António Lopes e Pedro Ferreira, com o apoio da equipa comercial da Vinalda.


Este evento vem assim ajudar a consolidar um trabalho que tem vindo a ser feito nos últimos anos por esta distribuidora nacional. «Em 2019, quatro anos após a aquisição da Vinalda pelo grupo GLD, a mais antiga distribuidora acional de bebidas faturou 12 milhões de euros e voltou a ter resultados líquidos positivos, iniciando assim um novo ciclo», afirmou o Diretor-Geral da Vinalda, José Espírito Santo, no final da II edição do Vinalda Wine Experience. Agora, o  objetivo para os próximos cinco anos é «recolocar a Vinalda como líder da distribuição independente de vinhos, focada nas marcas que representa e na prestação de serviços aos seus clientes e parceiros», afirmou o Diretor-Geral, destacando ainda que espera ver a exportação a crescer nos próximos dez anos.

No ano passado, a Vinalda registou vendas de 12 milhões de euros (triplicando face a 2014) e a previsão para 2020 é de crescimento, para mais de 14 milhões de euros. Uma progressão suportada, principalmente, pelo crescimento orgânico, pelas novas marcas já acrescentadas ao portefólio e pela aposta na exportação.