Artigos,  Destaques

Vinho e design, a união perfeita

Depois de ter estreado o Cheers Wine Tote Bag, uma bolsa original para levar uma garrafa de vinho e duas taças, a designer Eliana Tomaz lançou agora o Cheers Wine Rack, outra sacola já projetada para várias garrafas, com mais divisões, com a funcionalidade de transportar ou simplesmente armazenar o vinho com segurança em casa.

Para se ter atenção, a partir de agora: Eliana Tomaz nasceu para o design, mas também tem a paixão pelo vinho. Ela é uma enofílica convencida e gosta de desfrutar de uma boa refeição, com um bom vinho à mesa, para descobrir aromas e paladares. Por essa razão, ele aliou sua paixão pelo vinho à profissão e projetou objetos como o Cheers Wine Tote Bag, uma bolsa com design que ele projetou para levar com segurança uma única garrafa (por exemplo, para levar para um piquenique). Mais recentemente, o Cheers Wine Rack, uma bolsa onde cabem 3 garrafas (que podem ser empilhadas) complementa uma coleção que, no futuro, pode aumentar.

A ideia de projetar o novo Rack de Vinhos surgiu da necessidade de levar mais de uma garrafa de vinho na bolsa, com segurança e em estilo "a fim de rejeitar as redes plásticas que as lojas e algumas adegas de vinho fornecem", diz o designer. "Evito embalagens descartáveis ao máximo e adoro motivar, influenciar aqueles ao meu redor a fazer o mesmo. Grão-a-grão o ambiente agradece", dispara.

Para quem respeita o meio ambiente, tem profundos sentidos de sustentabilidade e investe em qualidade, a razão para escolher o burel, um de seus materiais de escolha, é lógica. "O burel é um tecido 100% produzido em lã, característico da Serra da Estrela, resistente, térmico e, portanto, perfeito para a temperatura do vinho não flutua muito, seja no transporte ou armazenagem. Então, porque ele dobra bem para andar na sacola de compras ou a mala que usamos no dia-a-dia. É um tecido muito resistente e, claro, é uma matéria-prima nacional e sustentável", explica Eliana Tomaz. Então, é feito à mão, os cortes do tecido são feitos para que não haja desperdício, sendo um objeto pensado para durar uma vida. "Espero que seja um daqueles objetos que passaremos de mão em mão", diz ela.

O novo rack de vinhos de Eliana Tomaz é feito em burel, um tecido 100% produzido em lã, característico da Serra da Estrela.
No novo Cheers Wine Rack, cabem 3 garrafas (que podem ser empilhadas).
O rack em burel é elaborado à mão, os cortes do tecido são feitos para que não haja desperdício. Um objeto pensado para durar uma vida.


Para Eliana Tomaz, este é o tipo ideal de objeto para enófilos convencidos, sejam amadores ou especialistas, mas que, além do vinho, desfrutam de objetos úteis e inovadores com design próprio. Esse cliente, de acordo com sua descrição, não é aquele que acumula muitas garrafas em casa. É o que você gosta de comprar e beber, armazená-los com segurança enquanto você não bebe, em uma bolsa que também pode ser decorada. "A inovação às vezes é notada na simplicidade, mas também na relevância de um objeto. A elegância que o vinho transmite deve ser acompanhada de objetos, também elegantes. Como aça a bolsa de vinho, espero adaptar o Rack de Vinhos para marcas de vinho e adegas de vinho", revela Eliana Tomaz.

Eliana Tomaz começou a trabalhar em arquitetura e engenharia em 1999. Em 2001 ele lançou em sua própria reforma e redesenhar casas e em 2005 ele foi para Londres para estudar na Universidade das Artes em Londres. Graduou-se em Design Espacial na renomada Central Saint Martins e trabalhou em oficinas de design e arquitetura focadas em espaços públicos, como hotéis e escritórios. Nos últimos 6 anos desenvolveu diversos projetos de design em paralelo com sua marca de acessórios Tomaz Design,