Artigos,  Destaques

‘Wine Corner’ by José Maria da Fonseca abre em Azeitão

Situado numa casa de esquina pertencente à Casa Museu José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, o novo espaço inaugurado recentemente oferece um conceito de partilha de petiscos regionais elaborados pelo chefe Luís Barradas, devidamente harmonizados com os vinhos do produtor.

Depois de uns anos em Lisboa, onde se associou a um winebar da capital, em pleno Chiado, a José Maria da Fonseca decidiu mudar de estratégia e abrir um espaço junto à sua sede, a Casa Museu José Maria da Fonseca, em Azeitão. Chama-se Wine Corner e, devido ao local onde se encontra situada, sempre foi chamada a Casa do Canto (por estar numa esquina), na verdade, o refeitório onde trabalhadores da JMF antigamente almoçavam. Assim, após uma renovação onde o estilo do espaço foi mantido, incluindo algumas mesas e cadeiras que já ali existiam em tempos passados e que foram aproveitadas para a decoração, este antigo refeitório é agora um local descontraído que proporciona uma experiência completa, onde os visitantes poderão experimentar todo o portfólio de vinhos acompanhados por pratos simples e regionais com um twist gastronómico.

Segundo a responsável de Enoturismo e Comunicação da José Maria da Fonseca, Sofia Soares Franco (na foto, junto aos seus familiares, descendentes do fundador da empresa) a criação deste novo espaço «pretende reforçar os laços emocionais com os seus consumidores e proporcionar momentos de partilha onde o vinho tem um papel central. O Wine Corner, para a família conhecido como a antiga ‘Casa de Canto’, vem reforçar a oferta de Enoturismo da empresa e proporcionar uma experiência completa, onde os vinhos se aliam a uma oferta gastronómica inspirada na região», explica.

Para desenhar o menu, a JMF convidou um grande embaixador gastronómico de Setúbal, o chefe Luís Barradas. Nascido e criado naquela cidade, foi buscar às suas memórias os aromas e sabores do seu passado entre Setúbal, Azeitão e Palmela, que remontam ao mar e à serra. Na carta criada para o lançamento do Wine Corner by José Maria da Fonseca, o Chef brinda-nos com diversas opções gastronómicas.

A 'Casa do Canto' serviu no passado de refeitório da empresa JMF
O Wine Corner by José Maria da Fonseca tem disponibilidade para 100 lugares sentados e dispõe de duas salas interiores e duas esplanadas



Para entrada, o chefe sugere pão regional, tábuas de queijos e enchidos nacionais e ainda uma trilogia de Tártaros. Nos pratos do Mar, há várias opções, entre elas um tataki de Atum, migas de tomate, piso de coentros e poejo; o típico Choco Frito com maionese e lima; Pesca do dia, carolino de limão, bivalves, alófitas e algas do Sado. Nos  pratos da Serra, o chefe apresenta um carpaccio de novilho; presa de porco ibérico, molho de pimentos, ameijoa, coentros e um cremoso de cogumelos, além de queijo de Azeitão curado de 12 meses. Como sobremesa, não falta a famosa e típica torta de Azeitão, mas também outras guloseimas como mousse de chocolate, pêra bêbeda, crumble da Piedade e gelado de queijo de Azeitão com redução de moscatel José Maria da Fonseca.

Para desenhar o menu, a JMF convidou um grande embaixador gastronómico de Setúbal, o chefe Luís Barradas
Para entrada, o chefe sugere pão regional, tábuas de queijos e enchidos nacionais e ainda uma trilogia de Tártaros

O Wine Corner by José Maria da Fonseca tem disponibilidade para 100 lugares sentados e dispõe de duas salas interiores e duas esplanadas. Vai estar aberto aos almoços e jantares ao público em geral e aos visitantes da Casa Museu.

Por último, a Wine Corner by José Maria da Fonseca funcionará também como Winebar, com possibilidade de consumo de toda a gama a copo, assim como petiscos e tapas. Os pratos são para partilhar e harmonizam com um portfólio de vinhos que abrange desde vinhos brancos vibrantes a brancos frescos e aromáticos, brancos secos e minerais, brancos complexos e com estrutura; Tintos jovens e frutados, tintos com estrutura e tintos icónicos. Para os apreciadores de rosé, existe ainda uma boa selecção. Além dos vinhos, a JMF brinda ainda os visitantes com cocktails, espumantes, sangrias frutadas e refrescantes, vinhos sem álcool, uma vasta e especial seleção de moscatéis e aguardentes. Toda esta seleção é proveniente de 5 regiões diferentes: Península de Setúbal, Alentejo, Douro, Dão e Vinhos Verdes.