Artigos

Wine & Soul reabre ao Enoturismo com novas experiências

Em 2001 começou a aventura de Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges na produção de vinho na região do Douro. Uma história de sucesso que agora reabre as suas portas ao enoturismo, após um período de encerramento devido ao COVID-19.

As actividades de Enoturismo da Wine & Soul reabriram com a certificação ‘Clean and Safe’ do Turismo de Portugal, após o recente período de encerramento e com novidades na sua oferta. O Selo Clean&Safe é a garantia de que a Wine & Soul cumpre as recomendações da Direção-Geral da Saúde, para evitar a contaminação dos seus espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus).

O enoturismo do Vale do Pinhão está equipado com sala de provas, um terraço com uma bela vista e loja de vinhos. Na visita existem cinco provas disponíveis: Standard, Clássica, Premium, Ícone e Prova de Vinhos do Porto. Das novas ofertas disponíveis incluídas visitas às vinhas, vinho a copo, tapas, pic-nic na Quinta da Manoella, almoço na Quinta da Manoella, wine blending, walking tour e day in the Vineyard, todas elas envolventes na paisagem duriense. Sugere-se 24h úteis de antecedência nas reservas, para o email: enoturismo@wineandsoul.com. As visitas podem ser realizadas em vários idiomas: inglês, espanhol e português.

Em 2001 Sandra Tavares da Silva e Jorge Serôdio Borges tinham o sonho de produzir vinho juntos. O nome Wine & Soul é a consequência da sua paixão e entrega total ao vinho. Desde o início que o trabalho desta empresa se foca numa incansável procura por vinhas excepcionais no vale do Pinhão, o coração histórico dos grandes vinhos do Porto, e dar-lhes voz. A sua primeira criação foi o vinho Pintas, inspirado no irrequieto pointer do casal. Aquele que era no início um vinho de garagem é hoje a imagem da história e tradição durienses, fazendo uso de uvas de vinhas velhas com mais de 30 castas misturadas. Nele a grandeza, amplitude e riqueza desta região encontram uma fiel representação. Mais tarde chegaram o Pintas Character, o branco Guru, o Porto Vintage Pintas e o extraordinário Vinho do Porto 5G. Este último resulta de um lote de vinhos muito velhos, alguns dos quais com mais de cem anos de idade.

Em 2009 nascem, sob a gerência total do casal Jorge e Sandra, os vinhos da famosa Quinta da Manoella, uma propriedade vinhateira fundada em 1838 e explorada há cinco gerações pela família Serôdio Borges, onde vinhas com mais de cem anos de idade vigoram lado a lado com vinhas jovens de 30 anos e algumas ainda mais recentes. O Quinta da Manoella Vinhas Velhas afirmou-se de imediato como um dos grandes vinhos do Douro. Com este repertório, a Wine & Soul tornou-se a imagem do Douro moderno: um Douro em que a natureza e a personalidade de cada vinha falam mais alto. Com intervenções mínimas durante a vinificação, é o seu terroir único, que cada ano agrícola molda a seu gosto, que determina a expressão de cada vinho. Sandra e Jorge acreditam na força da aliança entre o Vinho do Porto e do Douro, e nela empenham o seu trabalho.

Hoje a Wine & Soul e os seus vinhos são a prova viva de que as vinhas tradicionais de onde nascem os grandes Vintage são igualmente capazes de produzir grandes vinhos do Douro.