WOW: Um passo em grande no enoturismo
As antigas caves do vinho do Porto na zona histórica de Vila Nova de Gaia foram recuperadas para homenagear as mais importantes indústrias e tradições portuguesas. Mais do que visitar vários museus, o WOW compila a história, a magia e as emoções por detrás do vinho português, do ritual dos copos e da indústria da cortiça.
São cinco museus, oito restaurantes e cafés, um espaço de exposições e muitos espaços para eventos. A unir tudo isto está uma praça ampla e com uma vista desafogada sobre o rio Douro e sobre a cidade do Porto. Esta é a oferta que o enoturista que visita Gaia encontra no novo quarteirão vínico do grupo Fladgate Partnership, um investimento de mais de 100 milhões de euros que reforça a sua posição como um destino de eleição na área do enoturismo.
A abertura decorreu dia 31 de Julho e iniciou com um espetáculo de vídeo mapping para assinalar o acontecimento. As experiências abriram no dia seguinte para todos os visitantes. «O objetivo é reforçar a oferta cultural e museológica, proporcionando mais bons motivos para viver a cidade. Além disso, com as experiências pretendemos destacar o potencial da região nas áreas em que é especialista: no vinho e na cortiça, na indústria têxtil e na moda. Há um enorme know-how que devemos valorizar», explica Adrian Bridge. «A festa de inauguração fica agendada para quando acharmos prudente e responsável. Vamos abrir de forma faseada e contamos a visita de todos, com a certeza de que estamos preparados para receber toda a gente em segurança», sublinha o diretor executivo do WOW.
O WOW está localizado em plena zona histórica de Vila Nova de Gaia, entre o rio e o hotelThe Yeatman. Há várias entradas na Rua do Choupelo e outra na Rua Cândido dos Reis. Existem diversos restaurantes, e experiências museológicas onde se pode ficar a conhecer melhor a produção de vinho, os estilos de vinho do Porto, harmonizar vinho com chocolate e ainda visitar a The Bridge Collection, uma coleção privada de indubitável valor e de interesse mundial. São mais de 1500 vasilhames que contam a história do Humanidade através do ritual da bebida. Cada exemplar conta uma história e será possível recuar até ao ano 7000 a.C..
As restantes experiências, o Planet Cork e o Porto Fashion & Fabric Museum, a Escola de Vinho e outros espaços de restauração vão abrir de forma faseada nos próximos meses. Prevêem-se assim novos e bons motivos para visitar e revisitar o WOW.
O acesso ao quarteirão é totalmente livre. Para comprar bilhetes para as Experiências, basta aceder à bilheteira online em wow.pt ou dirigir-se às bilheteiras diretamente no local. Há preços para visitas individuais, pacotes de experiências, visitas em família, em grupo ou para escolas.